Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja os passos

Saiba como controlar a ansiedade no trabalho

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 fev 2020 às 12:01
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país onde se encontra o maior número de pessoas ansiosas no mundo, o transtorno acomete um a cada 10 brasileiros.

A ansiedade, segundo Aline Gorris, psicóloga e supervisora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, é um sentimento considerado normal diante de situações diversas, mas existe um limite para não ser prejudicial à saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Todas as pessoas possuem algum nível de ansiedade, sendo inclusive uma resposta biológica de nosso corpo frente às 'ameaças' e 'perigos' vivenciados. No entanto, sempre que um sentimento for tão predominante a ponto de impedir a pessoa de realizar suas atividades cotidianas, e esteja causando problemas na vida profissional ou pessoal, o indivíduo deve buscar ajuda de um especialista”, revela.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anajulia

Sucuri gigante é encontrada morta em Bonito (MS)

Imagem de destaque
Na Vila Portuguesa

Após restrições da Sema, teatro da Paixão de Cristo no CSU de Londrina é cancelado

Imagem de destaque
Menos desigual

Curitiba é a capital mais igualitária do país, e Porto Velho, a mais desigual

Imagem de destaque
STF

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada


No trabalho - Esse cuidado deve ser mantido no mercado de trabalho, já que diversas situações podem despertar a ansiedade. O aumento da concorrência, a carga algumas vezes excessiva de trabalho, a falta de reconhecimento e o medo de perder o emprego, uma vez que mais de 12 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estão desempregados, têm tornado o ambiente de trabalho cada vez mais desafiador e competitivo.

Publicidade


Se esses ou outros motivos estão causando ansiedade demasiada no trabalhador, a especialista revela que o primeiro passo é a pessoa compreender e analisar a causa do sentimento, para posteriormente agir e eliminá-la.


Gorris explica que algumas perguntas podem ser feitas para autorreflexão, como por exemplo: em quais momentos tenho me sentido ansioso? Fico ansioso ao pensar em algo ou por uma situação que ocorreu? Qual é o padrão para esses pensamentos e acontecimentos?

Publicidade


"Analisando e compreendendo melhor os gatilhos da ansiedade, torna possível a ação para controlar e melhorar o ambiente de trabalho”, ressalta a psicóloga.


Atenção - Empresas preocupadas com a saúde e com o bem-estar de seus colaboradores estão atentas aos seus sentimentos e comportamentos. A profissional da Prati-Donaduzzi salienta que é importante que o ambiente de trabalho seja agradável e propício ao crescimento pessoal.


Segundo comenta a psicóloga, os gestores também podem auxiliar na prevenção da ansiedade da equipe. "Estabelecer metas alcançáveis e criar um espaço onde há confiança e diálogo são algumas das ações que gestores podem realizar. Aqui na empresa temos um olhar sempre atento. Quando um gestor perceber que o colaborador está com dificuldades emocionais, em conjunto com o RH, deve encaminhá-lo ao profissional especializado”, explica.

Como detectar a ansiedade? - A ansiedade pode gerar alguns sintomas corporais que variam de pessoa para pessoa. Os mais comuns são: inquietação, falta de concentração, pensamentos acelerados ou indesejados, fadiga, suor, falta de ar, respiração rápida, insônia, pesadelos, entre outros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade