Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aprenda!

Saiba como exercitar seu cérebro durante o isolamento

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 abr 2020 às 10:44
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mudar um hábito não é fácil. É preciso muito esforço, determinação e, acima de tudo, uma motivação forte. É o caso da população brasileira: para evitar a proliferação do novo coronavírus, as pessoas se viram obrigadas a reorganizarem suas vidas em prol do isolamento social. Nesse processo, uma das principais dificuldades é se adaptar e manter o cérebro ativo durante todo o confinamento.

"A quarentena é muito importante. A orientação é a de ficar em casa, recluso, evitando o contato social direto e reduzindo o risco de transmissão”, ressalta Rubens Gagliardi, presidente da APAN (Associação Paulista de Neurologia). Para manter as funções cerebrais em pleno funcionamento, a indicação do neurologista é realizar atividades físicas e intelectuais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Andar pela casa, fazer alongamentos, realizar levantamentos de peso (com pacotes de arroz ou feijão, por exemplo), além de ler, estudar e se atualizar são as principais recomendações. "É muito importante não parar. Temos que manter o cérebro ativo, senão ‘enferruja’”, explica o especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em maio

INSS bloqueia desconto de mensalidade na aposentadoria após denúncias

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Entenda

STF forma maioria para ampliar foro especial, mas Mendonça interrompe julgamento

Imagem de destaque
Mística

Gisele Bündchen fala sobre relação íntima com astrologia e diz que segredo da beleza está nas fases da Lua


Estudar um assunto do interesse do indivíduo ajuda a exercitar a memória, a concentração e o foco. Se a pessoa gosta de números, estudar matemática pode ser estimulante. Já se ela se interessa por literatura ou artes, o interessante é ler sobre esse tema.

Publicidade


Aprender uma nova língua, seja ela qual for, também tem impactos muito positivos para o intelecto humano. "Nesses casos, a internet é uma aliada. Uma ferramenta que, quando bem utilizada, propicia uma boa maneira de manter o cérebro ativo”, pontua Rubens.


Pacientes com doenças neurológicas: o que fazer?

Publicidade


Alzheimer, Parkinson, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e outras complicações neurológicas podem causar limitações motoras, sequelas, a necessidade de cuidadores e até mesmo deixar o paciente de cama.


Nessas situações, os riscos durante a quarentena são maiores, mas os cuidados são os mesmos. "A atenção deve ser redobrada, mas a base é exatamente a mesma”, diz o neurologista.

Publicidade


A preocupação maior é com a imunidade: manter uma alimentação saudável e correta, dormir bem e estar descansado, manter atividades físicas, intelectuais e sociais (mesmo que a distância) ajudam no fortalecimento da defesa do organismo e no combate à doença.


Convívio com os idosos durante o isolamento

Publicidade


Já os idosos, aqueles acima de 60 anos, estão no grupo de risco do contágio. Eles são mais propensos a contrair a doença e desenvolver sintomas mais graves, portanto, necessitam seguir a quarentena à risca. "É um grupo que deve fazer zoneamento restrito, bem como evitar contato com pessoas com suspeita de infecção”, destaca e especialista.


Porém, mesmo isolados, os idosos devem se motivar a não parar e manter uma rotina diária de atividades físicas e intelectuais, assim como o resto da população. Os familiares, ainda que a distância, devem apoiar, incentivar e prestigiar essas atividades. Consultar médicos sobre os exercícios mais indicados para os idosos além de motivar o estudo e a leitura são fundamentais no cuidado com a terceira idade.

Para aqueles que moram sozinhos, há ainda a preocupação psíquica, já que o isolamento poderá afetá-los de diferentes maneiras. A sensibilidade dos netos, filhos e sobrinhos em manter a comunicação social por telefone ou até mesmo pela internet é imprescindível para o convívio e a demonstração de afeto para com essa geração.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade