Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado!

Saiba como proteger seus dados pessoais ao usar aplicativos de relacionamento

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 jun 2020 às 11:46
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os aplicativos de relacionamento têm sido cada vez mais usados nos últimos anos, seja para quem busca algo sério ou para os que querem aproveitar um curto período de tempo com outra pessoa.

Neles, há quem faça o perfil mais "misterioso" e aqueles que já vão logo compartilhando tudo sobre si mesmos. Contudo, tenha cuidado! A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, alerta que é preciso estar atento às informações que são compartilhadas dentro das plataformas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antes de mais nada, tenha cuidado com as informações sobre você mesmo que você vai disponibilizar na plataforma. É preferível usar um pseudônimo em vez do nome completo, para evitar que a outra pessoa encontre mais informações pessoais sobre você. Além disso, não é recomendado o fornecimento de dados sobre formação ou local de trabalho, a fim de manter a privacidade do usuário até que seja confiável falar mais abertamente sobre esses tópicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


"As informações pessoais precisam estar seguras, pois há cibercriminosos atentos ao que os usuários publicam nas redes de relacionamentos apenas para implementar seus ataques e fazer mais pessoas caírem. Se aproveitando da euforia que as pessoas acabam ficando ao procurar um par para comemorar uma data especial", comenta Daniel Cunha Barbosa, especialista em segurança da informação e pesquisador da ESET no Brasil.

Publicidade


No entanto, engana-se quem pensa que o risco está apenas nas informações que ficam compartilhadas na parte "pública" do perfil. É fundamental ter cuidado durante conversas com outras pessoas e ficar atento a alguns tipos de comportamento que podem indicar que aquele pretendente é, na verdade, alguém tentando roubar seus dados ou vazar informações pessoais na rede.


Abaixo, estão listadas algumas dicas para o uso desses apps com segurança:

Publicidade


Fique atento


Não são poucos os exemplos de usuários que relatam que após uma breve conversa nos apps de relacionamento são convidados a continuar o diálogo fora dali.

Publicidade


Geralmente, a pessoa insiste para que o pretendente envie fotos do momento atual, contendo informações sobre o lugar onde ele está, alguns detalhes sobre o que ele gosta e como leva a vida, para que seja possível obter mais dados privados da pessoa em potencial.


Desconfie

Publicidade


Tenha cuidado com as atitudes do seu pretendente. Existem casos de pessoas que receberam presentes após um curto tempo de conversa nas redes sociais, em uma espécie de surpresa. Por isso, não forneça informações sobre seu endereço pessoal ou do local onde você trabalha se você ainda não tiver se encontrado pessoalmente com o outro indivíduo.


Pesquise

Publicidade


Se você receber imagens ou vídeos do que seria seu crush, faça uma rápida busca na web para se certificar de que as imagens são verdadeiras.


"É compreensível que os usuários acabem se deixando levar pela ansiedade em conhecer alguém especial, principalmente em uma data tão significativa para quem se sente mais carente. Porém, é justamente nesses momentos que os cibercriminosos se aproveitam, tirando vantagem conquistar a confiança da pessoa que está do outro lado da tela e, com isso, ter acesso a informações pessoais sigilosas, como endereço, círculo familiar e de amizade da pessoa e até dados bancários. O que queremos é que as pessoas possam aproveitar esse momento para se conhecerem, mas mantendo a privacidade e a segurança", finaliza Barbosa.

Publicidade


Dessa forma, a ESET alerta para algumas medidas de segurança que podem ser implementadas em todos os dispositivos para evitar tais ameaças:


• Mantenha sistemas operacionais dos dispositivos que você utiliza sempre atualizados;


• Tenha uma solução de segurança no seu computador pessoal, smartphone e em qualquer outro equipamento que você usa em casa ou no trabalho;


• Utilize o duplo fator de autenticação nos aplicativos que dispõem deste recurso;


• Nunca forneça informações pessoais a desconhecidos;

• Não abra ou clique em links suspeitos, mesmo se eles forem enviados por pessoas que você conhece.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade