Sexta-feira 13: confira 7 filmes de terror para a data

por Caroline Knup - Estagiária*
   

Se você já deu uma olhadinha no calendário, sabe que é sexta-feira 13. A data é marcada por superstições que remetem ao azar e aos maus presságios. A origem dessas crenças não é conhecida, mas muitos acreditam que exista uma relação entre o dia e eventos catastróficos da história da humanidade. A crendice na sexta-feira 13 é tão forte que algumas pessoas chegam ao ponto de evitar sair de casa, bem como adiam compromissos e decisões importantes.

iStock

Apesar da visão negativa, a data é um dia especial para o terror e para o suspense. Por remeter ao medo e ao azar, a sexta-feira 13 é um bom dia para dedicar um tempinho a filmes e séries que assustam e impressionam. Para que você não fique de fora dessa tradição, o Portal Bonde separou sete filmes que têm tudo a ver com a data. Confira:

Sexta-Feira 13 (1980)

Lançado em 1980 e dirigido por Sean S. Cunningham, o filme Sexta-Feira 13 é o primeiro da extensa série de terror homônima. O longa conta a história de um casal de adolescentes que foge de um acampamento para uma noite romântica. Entretanto, os planos do casal são frustrados ao serem perseguidos por um assassino e mortos a facadas. Alguns anos depois do crime, o local do crime foi reaberto e, pouco a pouco, outras pessoas passam a ser assassinadas de forma brutal e cruel.

Quadrilha de sádicos (1977)

Dirigido por Wes Craven, o filme 'Quadrilha de Sádicos' conta a história de uma viagem da família Carter. Em meio a um percurso de carro, o patriarca da família, chamado Big Bob, decide tomar um atalho e desviar do caminho convencional. Para o azar do pai e do restante da família, o carro vai parar em uma área isolada que está habitada por um grupo de canibais.

Ring - O Chamado (1998)

A história do longa japonês começa após a morte de Tomoko Oishi, quando a repórter Reiko Asawaka descobre algumas histórias sobre um determinado vídeo que mata, uma semana depois, quem o assiste. Apesar de não se importar com o rumor em um primeiro momento, a jornalista descobre que um amigo de Oishi morreu uma semana após assistir o vídeo e, assim, passa a investir a história.

A Morte do Demônio (1981)

O filme, dirigido Sam Raimi, conta a história de cinco estudantes universitários que foram passar um final de semana em uma casa abandonada e isolada. No local, eles encontram um livro dos mortos relacionado ao povo egípcio. Enquanto fazem a leitura dos escritos, os amigos gravam vídeos realizando encantamentos demoníacos que aparecem no livro. A partir da brincadeira, os jovens começam a ser possuídos, um a um. Uma das integrantes do grupo é estuprada pelas forças do mal, enquanto que outra se transforma em demônio e ataca o restante dos amigos.

REC (2007)

Pertencente aos gêneros terror e suspense, o filme espanhol REC mostra a história da jornalista Ángela Vidal que, em conjunto com seu operador de câmera, vai a um quartel do Corpo de Bombeiros para produzir uma reportagem. Entretanto, a rotina de gravação muda quando, ao saírem uma noite, a jornalista e o câmera ficam presos em um edifício. Do lado de fora, os bombeiros enfrentam um vírus letal que transforma as pessoas em canibais.

Hereditário (2018)

A história do longa 'Hereditário' gira em torno da família Graham que, após a morte da avó, passa a desvendar mistérios e descobrir alguns segredos. Mesmo após a morte, a matriarca permanece com a família em uma espécie de sombra, que paira especialmente sobre Charlie, uma adolescente por quem a avó nutria uma grande fascinação. Com um infeliz destinado herdado dos antepassados, a família vasculha a casa em busca de uma saída.

À Meia-Noite Levarei sua Alma (1964)

Um dos filmes mais famosos do lendário Zé do Caixão, 'À Meia-Noite Levarei sua Alma' conta a história de um coveiro sádico e cruel (Zé do Caixão) que quer gerar um filho considerado perfeito para dar continuidade ao seu sangue. Apesar do desejo, a eposa do personagem não consegue engravidar e, assim, ele violenta a mulher de um amigo. Após ser estuprada, a mulher decide se suicidar para ir ao mundo dos mortos e, assim, poder voltar e levar a alma do coveiro.

Menção Honrosa: AHS - 1984 (9ª Temporada)

'1984' é a nona temporada da série American Horror Story. Estreada em 2019, muitos críticos afirmam que a temporada foi fortemente influenciada pelos clássicos filmes de terror slasher da década de 1980. A história gira em torno de um grupo de amigos que decide trabalhar em um acampamento. Apesar do desejo de frequentar um local popular entre os jovens, os amigos não esperavam que Benjamin Ritcher, um jardineiro serial killer, responsável por um dos maiores massacres da cidade, escaparia do sanatório e retornaria ao sanatório em busca de vingança.

(Com informações do site AdoroCinema.)

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.

Conteúdo relacionado: