Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tecnologia

Telegram lança videochamada e cresce entre apps de mensagens

Paula Soprana - Folhapress
20 ago 2020 às 08:47
- Reprodução/Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O aplicativo Telegram lançou recurso para chamada de vídeos, em uma das mais recentes mudanças para conquistar popularidade à medida que ganha espaço entre os aplicativos de troca de mensagens. A nova versão tem a função disponível para Android e iOS.


No Brasil, o aplicativo russo, que rivaliza com o WhatsApp, aumentou sua base de usuários. De acordo com pesquisa do Mobile Time, de fevereiro, o aplicativo dobrou de tamanho em um ano e está presente em 27% dos smartphones; o WhatsApp, segundo o mesmo levantamento, em 99%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O app é o quarto em popularidade na mensageria, atrás de Instagram, Facebook Messenger e WhatsApp –que pertencem ao Facebook.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Mutirão da Febraban para negociar dívidas termina nesta segunda; saiba como participar

Imagem de destaque
Previsão

Governo Lula prevê salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Imagem de destaque
Operação Fim da Linha

Entenda como funciona a lavagem de dinheiro do PCC em empresas de ônibus em São Paulo

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo


Assim como no rival, o Telegram permite que as pessoas conversem no modo "janela flutuante", podendo manter outras interações pelo celular enquanto a transmissão acontece. As chamadas também são protegidas com criptografia de ponta a ponta, como no WhatsApp.

Publicidade


Para que uma conexão seja segura, o Telegram pede que os dois usuários comparem quatro emojis exibidos na tela.


Criado em 2013, o aplicativo tem 400 milhões de usuários no mundo. Já o WhatsApp, comprado pelo Facebook em 2014 por US$ 22 bilhões, tem 2 bilhões, sendo 120 milhões no Brasil. Durante a pandemia de coronavírus, o mensageiro do Facebook passou a permitir mais pessoas por videochamada.

Publicidade


Entre os principais diferenciais do Telegram na comparação com o WhatsApp estão a possibilidade de se manter conectado na versão web sem o celular ativo, a customização, a capacidade dos grupos (mais de 200 mil usuários) e os canais (uma ferramenta de transmissão a várias pessoas).


Em 2016, o WhatsApp diminuiu a capacidade permitida em grupos para 256 pessoas.

Em relação à privacidade, ambas as plataformas usam criptografia de ponta a ponta. O Telegram tem um protocolo próprio, portanto fechado à empresa, o que já gerou críticas. O WhatsApp utiliza o protocolo Signal, considerado adequado entre especialistas de segurança da informação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade