Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ciência - Pesquisa

Total de objetos construídos pela humanidade supera a massa dos seres vivos na Terra

Folhapress/Reinaldo José Lopes
09 dez 2020 às 16:15
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O total dos objetos construídos pela humanidade acaba de superar pela primeira vez a massa somada das formas de vida na Terra, mostra um levantamento liderado por pesquisadores israelenses.


A chamada massa antropogênica, como decidiram designá-la, ultrapassou a marca de 1,1 teratonelada (ou 1,1 trilhão de toneladas) em 2020 e tem dobrado de tamanho a cada 20 anos ao longo do último século, segundo os autores do estudo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A transformação de matérias-primas naturais em artefatos humanos cresceu de forma tão vertiginosa que, a cada semana, os novos objetos feitos pela nossa espécie superam o peso corporal de cada pessoa viva hoje, afirma a pesquisa, que acaba de ser publicada na revista científica Nature por uma equipe do Instituto Weizmann de Ciência.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeção

Para papa Francisco, futuro da Igreja Católica é ser menor do que é hoje

Imagem de destaque
Na próxima terça-feira

Missa dos Santos Óleos em Londrina vai reunir fiéis de 16 cidades no Ginásio Moringão

Imagem de destaque
Entenda

Governo Lula quer criar sistema de alerta para agir contra alta em preços de alimentos

Imagem de destaque
Dados de 2022

Brasil tem 2,1 milhões de crianças e adolescentes sem acesso adequado a água potável, diz Unicef


"Precisaríamos de décadas para reunir todos esses dados. Para nossa sorte, é algo que já está sendo explorado há anos por cientistas que trabalham na área de análise de fluxo de materiais", explicou à Folha o coordenador do estudo, Ron Milo, do Departamento de Ciências Botânicas e Ambientais do Weizmann.

Publicidade


"Eles compilaram uma base de dados global, abrangendo todos os países e campos da indústria, e isso nos permitiu ter dados confiáveis sobre o tema", diz Milo, cuja mãe nasceu no Brasil.


Para chegar à conclusão (que tem margem de erro de seis anos para mais ou para menos), Milo e seus colegas precisaram fazer uma série de delimitações metodológicas. De um lado, eles colocaram a soma de toda a biomassa viva -ou seja, a totalidade do que é produzido pelos seres vivos que ainda não morreram, incluindo árvores e demais vegetais, animais, fungos de tamanho macroscópico e todos os micro-organismos no solo e nas águas.
A conta inclui também o peso de todos os seres humanos vivos hoje, e o de seus animais e plantas domesticados.

Publicidade


Do outro lado, a massa antropogênica é composta pela matéria não viva modificada diretamente pela ação do Homo sapiens: metal, concreto, tijolos, asfalto, plástico, vidro etc. (veja infográfico abaixo). Os pesquisadores optaram por usar o peso seco (desprezando a presença de água) de ambos os conjuntos.


No caso da massa antropogênica, eles só levaram em conta objetos que ainda não viraram lixo -se eles fossem incluídos, a produção humana teria "virado o jogo" em relação à biomassa já em 2013 (margem de erro de cinco anos a mais ou a menos), calcula o grupo. Também não colocaram na soma os materiais apenas deslocados pela ação do ser humano, mas ainda não usados diretamente para nada (como a terra removida para a construção de um reservatório, digamos).

Publicidade


Se a taxa atual de crescimento se mantiver, espera-se que a massa antropogênica alcance 3 teratoneladas em 2040, ou seja, o triplo da biomassa terrestre. As comparações caso a caso, porém, já são suficientemente assustadoras. A atual massa de plásticos, por exemplo, já equivale ao dobro da de todos os animais do planeta, enquanto o peso dos prédios e da infraestrutura (estradas etc.) superou o da totalidade das árvores e arbustos. A massa da Torre Eiffel, cartão-postal parisiense, equivale à de todos os 10 mil rinocerontes-brancos ainda existentes no mundo, enquanto a de Nova York empata com a de todos os peixes nos mares e rios da Terra.


A magnitude e a clareza dos dados podem se tornar um argumento em favor da definição oficial do chamado Antropoceno –a ideia de que a ação humana inaugurou uma nova fase geológica da história do planeta. No momento, o conceito está sendo debatido pela Comissão Internacional de Estratigrafia.

"Não somos parte da discussão oficial, mas estamos em contato com as pessoas envolvidas nela. Acho que, de fato, é questão de tempo até que o Antropoceno seja oficializado", diz o cientista israelense.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade