Veja dica para usar máscaras sem embaçar os óculos

por Caroline Knup - Estagiária*
   

O uso das máscaras é uma das principais medidas de prevenção à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Em Londrina, o prefeito Marcelo Belinati determinou o uso obrigatório a todas as pessoas que forem realizar atividades fora de suas casas, como compras e trabalho.

Reprodução/Pixabay

As máscaras podem ser feitas de tecido ou de outros materiais, desde que sejam atendidos alguns critérios de segurança. Para isso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu algumas importantes orientações:

• A higienização da máscara deve ser rigorosa, devendo ser realizada sempre que a pessoa chegar em casa;

• O tempo máximo de uso de cada máscara é de três horas;

• O tecido da máscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz, não deixando espaços na lateral do rosto;

• É recomendado que cada pessoa tenha, pelo menos, cinco máscaras.

Apesar da obrigatoriedade do uso, muitas pessoas sentem incômodos nas orelhas por conta do elástico. Além disso, usuários de óculos reclamam de como as lentes ficam embaçadas ao usar as máscaras. Entretanto, há uma boa notícia: é possível resolver esses problemas com truques simples. As dicas foram divulgadas pela polícia japonesa nas redes sociais.

Para aliviar o incômodo nas orelhas, é possível contar com o auxílio de um elástico de borracha, que deve ser passado nas alças da máscaras. Feito isso, é hora de vesti-la. É possível, também, usar um clips no lugar do elástico de borracha, mas essa opção pode não ser muito confortável para a cabeça.

Para os usuários de óculos, sejam esses de grau ou de sol, existem duas dicas que podem acabar com o problema das lentes embaçadas. O primeiro truque é simples: basta dobrar uma pequena parte superior da máscara (aproximadamente um centímetro) para o lado interno.

A segunda dica consiste, também, em realizar a dobra na parte superior da máscara. Entretanto, para maior efetividade, é preciso colocar um lenço de papel dobrado em quatro no comprimento, sobre a parte superior da máscara.

(Com informações do site Portal Mie.)

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.

Conteúdo relacionado: