Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Será que emagrece?

Veja os mitos e verdades do consumo de água com limão, que promete ajudar no emagrecimento

Beatriz Vilanova - Folhapress
12 mar 2020 às 10:58
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A moda de beber água com limão em jejum pela manhã caiu no gosto de anônimas e famosas como Gisele Bündchen e Yasmin Brunet. No entanto, será que esse hábito é realmente saudável? A mistura de água com limão auxilia na digestão de gorduras e é antioxidante, ou seja, ajuda a combater o envelhecimento precoce das células.

A ideia é que o líquido faça uma "limpeza" do organismo, preparando o corpo para o consumo de alimentos sólidos no café da manhã. "As vitaminas e os minerais vão ajudar o organismo a eliminar as toxinas do trato gastrointestinal. Já a água é um detoxificante natural", afirma a nutricionista Patrícia Buyo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A vitamina C presente no limão ajuda na prevenção de gripes e resfriados e é um bom antioxidante." A especialista diz, ainda, que o limão contém uma substância chamada limoneno, presente principalmente na casca da fruta, que tem ação antibacteriana. A mistura também ajuda a eliminar cálculos renais e acaba estimulando o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar. "O pH do limão é ácido, o que vai estimular a secreção pancreática e biliar e a alcalinização intestinal. Isso torna o processo digestivo mais eficiente", completa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Compartilhar Meu Date

Tinder lança recurso que facilita divulgação de informações sobre encontros

Imagem de destaque
Jogou R$ 10 mil

Influenciadora faz 'chuva' de dinheiro e gera tumulto em Balneário Camboriú

Imagem de destaque
33,6 milhões de segurados

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º nesta 4ª; veja calendário e como consultar o valor

Imagem de destaque
No Fantástico

Mulher que estava com parente morto em banco tem problemas psiquiátricos, diz filho


Como consumir

Publicidade


Para alcançar os bons resultados, porém, é necessário que o consumo de água com limão esteja alinhado a uma boa alimentação. Além disso, existe uma maneira correta de beber a mistura: o limão deve ser ingerido em um copo de 200 ml de água em temperatura ambiente, meia hora antes do café da manhã.


"Isso vai ajudar o intestino e o fígado a começarem o dia funcionando melhor", diz Patrícia. A nutricionista afirma ainda que, diferentemente do que muitas vezes é divulgado, a água com limão não ajuda a emagrecer ou a curar doenças como o câncer. "Pode fazer com que o organismo funcione melhor e fique mais regulado, e isso pode ajudar no emagrecimento", explica ela. "Estudos publicados dizem que o limão e outras frutas e ainda legumes ajudam a prevenir o câncer, mas não há nada comprovado quanto à cura."

Publicidade


Consumo diário pede atenção com os dentes


Uma dúvida comum àqueles que decidem aderir à moda da água com limão é: vou manchar o meu sorriso? Segundo a dentista Mirian Nakazawa, o suco não mancha, mas tem poder abrasivo. "Ele é ácido e cria microporosidades na superfície do dente, onde entram as manchas de café, Coca-Cola etc." Ela diz, ainda, que a mistura pode causar sensibilidade, "a tal da erosão ácida", e por isso recomenda que a bebida seja tomada com canudo. "E, assim como acontece com o suco de laranja, não devemos escovar os dentes logo depois de tomar água com limão. Isso acaba desgastando o esmalte."


Contraindicações

A mistura é contraindicada àqueles que têm sensibilidade ao ácido cítrico, que podem sofrer com dores de cabeça. Quem possui altos índices de ferro no sangue também deve consumir a mistura com moderação, já que a vitamina C ajuda a potencializar a absorção de ferro pelo organismo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade