Pesquisar

Canais

Serviços

Em crise, seleção brasileira tenta se reerguer

CV Bonde
22 fev 2024 às 16:16
- Imagem de ASSY por Pixabay

Com o mau resultado no Pré-Olímpico, o futebol brasileiro adicionou mais um elemento ao seu histórico recente de crise. E torcedores de todo o país já estão utilizando o Código promocional Betano para prever se a seleção conseguirá se reerguer. A missão, agora, está nas mãos de Dorival Júnior, que não terá muito tempo para se adaptar ao cargo.


O treinador já chega com a missão de tirar o Brasil de uma zona perigosa nas Eliminatórias Sul-Americanas. Afinal, a seleção ocupa a sexta colocação, e é, no momento, a última com classificação garantida para a Copa do Mundo.


Portanto, Dorival já vai começar seu trabalho bastante pressionado e precisará de bons resultados logo no começo para não ver o cenário se complicar.


O fracasso recente do Brasil no Pré-Olímpico, embora nada tenha a ver com Dorival Júnior, faz com que o ambiente na seleção fique ainda mais turbulento. O fato de a seleção não ter conseguido vaga na Olimpíada de Paris soma-se a uma série de vexames protagonizados ao longo das últimas duas décadas.


A torcida, portanto, que outrora estava acostumada com títulos, belas exibições e vitórias categóricas contra rivais de peso, agora vê um futebol brasileiro bastante fragilizado, e cada vez mais abandonando seu status de potência.


Nas últimas cinco Copas do Mundo, o Brasil foi eliminado pelo primeiro adversário europeu que enfrentou em um mata-mata. E apenas em uma oportunidade conseguiu avançar além das quartas de final: em 2014, quando sofreu a pior derrota de sua história, para a Alemanha, na semifinal.


Com tudo isso, a missão de Dorival Júnior não será apenas a de montar um time competitivo, mas a de resgatar o futebol brasileiro da crise profunda em que se encontra atualmente.


Para isso, o treinador terá de encontrar seus jogadores de confiança, apostando em novos talentos e fazendo a mescla necessária com atletas experientes.

Brasil poderá contar com Neymar?

Uma das grandes dúvidas do momento é em relação ao papel que Neymar terá no novo ciclo.


Afinal, o craque já se encontra no estágio final da carreira, tendo desistido inclusive de jogar na Europa. Ele poderá, portanto, continuar sendo o protagonista? Até o momento, em se tratando de grandes conquistas, o atacante não teve muito sucesso com a seleção.


Por outro lado, não há, atualmente, nenhum outro jogador brasileiro com a mesma qualidade técnica de Neymar. Há grandes jogadores, é claro, como o próprio Vinicius Jr., que vem sendo decisivo no Real Madrid nos últimos anos.


Entretanto, vestir a camisa amarela é uma tarefa complicada, e muitos jogadores não conseguem corresponder às expectativas. Vini Jr., Rodrygo, entre outros, têm bastante talento, mas ainda precisam se provar na seleção. 


Dorival Júnior, como se vê, terá muito trabalho pela frente - e a margem para erros é bastante apertada.

Leia mais

Continue lendo

Últimas notícias