Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Pergunta de leitora - Preparação para a vida

08 fev 2019 às 09:51
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sou casada, tenho 44 anos e estou infeliz no meu casamento. Tenho dois filhos, um de 20 e outro de 18 anos. Desde que me casei sempre fui a perfeita dona de casa. Fui criada com a ideia de que mulher sem marido é infeliz e que tem que se dedicar ao seu lar. Assim fiz, mas hoje vivo um inferno. Meu marido me trai com várias mulheres e nem mesmo esconde os seus casos. Está ali no celular as conversas que ele tem com suas amantes.
Quando eu descobri a primeira traição, há anos, eu o perdoei, até porque eu não tinha o que fazer. Não trabalho, não tenho como me sustentar. Só que ele foi piorando e agora está impossível. Sou humilhada frequentemente. Sei que a separação depende só de mim, mas como não tenho meios fica impossível eu pedir o divórcio. Não tenho a quem pedir socorro. Estou sozinha. Até já pensei em me matar.


A gente, para casar, deve se preparar. O casamento não deve ser uma coisa que acontece repentinamente e de maneira imprudente. É preciso primeiro conhecer o outro, perceber como é estar com o outro e decidir a partir daí se há um desejo verdadeiro de se estreitar mais a relação. Não fazer assim pode trazer inúmeros enganos que produzirão infelicidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assim como para casar é necessário uma preparação, para se separar também é. Ainda mais no seu caso, que nunca cuidou de si própria.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Leitor do blog relata medo do desconhecido devido à Covid-19

Imagem de destaque

Blog - Leitora questiona desejo incontrolável pelo irmão do namorado

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Blog: leitora não aceita que pai seja gay

Imagem de destaque
Blog Mundo Vivo

Pergunta da leitora: sou casada com um tirano, o que eu faço?


Apesar de ter cuidado da família e da casa, como você mesma disse, faltou aprender a cuidar de você. Hoje você está numa posição de dependência extrema. Em outras palavras, está nas mãos de seu marido, que ainda por cima te humilha. Na verdade, com a primeira traição dele você não o perdoou de fato, mas parece que apenas ensaiou um perdão porque temia se separar e ficar só. Ao que tudo indica ele notou esse seu medo e sua dependência e foi abusando mais e mais até que virou esse relacionamento abusivo que você vive e do qual não sabe como sair.

Publicidade


Não existe resposta fácil para o que você vive. Porém, antes de pensar numa solução é necessário que você resolva questões básicas da sua vida, muito anteriores a que vê no seu relacionamento hoje. Por exemplo, começar a cuidar de si. Precisa entender o que te levou a abandonar a si mesma para que retome ou inicie esse caminho. Sem essa compreensão nada mudará.


Talvez você precise morrer mesmo, não concretamente, mas para essa vida que leva. A morte não precisa ser levada ao pé da letra, mas pode ser uma imagem para se pensar em morrer para a vida antiga e criar uma vida nova, com mais prazer e possibilidades.


Que tal o recurso da análise? Nela você poderá "morrer" para aquilo tudo que não te serve nem te favorece e aprender a desenvolver novos recursos para lidar com sua vida de maneira mais eficiente.

É você quem vai escolher o que vai fazer com a sua vida. Já está na hora de aprender isso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade