Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segundo pesquisa

6 em cada 10 jovens fora da escola voltariam a estudar se tivessem ensino noturno

Isabela Palhares - Folhapress
11 mar 2024 às 15:13
- Lucas Fermin/SEED-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dos 9,8 milhões de jovens brasileiros de 14 a 29 anos que estão fora da escola sem ter concluído a educação básica, 62% dizem que voltariam a estudar se tivessem a opção de ter aulas no período noturno.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Curiosidade

Desenho do coração pode ter se originado de moldes rudimentares, sugere estudo

Imagem de destaque
Fique atento

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada

Imagem de destaque
Não perca!

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2024 acaba nesta sexta (26)

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

A informação é da pesquisa "Juventudes fora da escola", idealizada pelo Itaú Educação e Trabalho e pela Fundação Roberto Marinho e elaborada com o Instituto Datafolha. Os dados foram divulgados na tarde desta segunda-feira (11).

Publicidade


O estudo mostra que a maioria dos jovens que precisaram abandonar os estudos o fez em razão de dificuldades financeiras, que os levaram a deixar a escola para trabalhar. A maioria deles também afirma que gostaria de concluir a educação básica para conseguir um emprego melhor futuramente.


A pesquisa traçou o perfil mais comum dos jovens fora da escola. Ele são homens (58%), negros (70%), possuem renda familiar per capita de até 1 salário mínimo (78%) e estão trabalhando (84%). A maior parte deles (67%) trabalha no mercado informal.

Publicidade


A pesquisa tem como objetivo entender os principais motivos e consequências de não se concluir a educação básica no Brasil e também busca identificar as políticas mais efetivas para garantir que esses jovens possam voltar a estudar.


Foram feitas entrevistas com 1.643 jovens dessa faixa etária que não estavam estudando nem tinham terminado a educação básica. Eles foram abordados de forma presencial em 200 municípios das 27 unidades da federação. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Publicidade


Os resultados mostram que 73% desses jovens gostariam de voltar para a escola para terminar os estudos. Para 52%, concluir a educação básica é importante para conseguir um emprego melhor e 28% disseram que gostariam de fazer faculdade ou ter uma profissão. Outros 12% responderam que gostariam de ter estudo para "ser alguém na vida", e 11% para "falar melhor, melhorar o conhecimento".


Os dados revelam ainda que muitos deles tentaram encontrar alternativas para continuar estudando, mas não conseguiram por falta de oportunidade. A pesquisa mostra que 35% deles procuraram concluir os estudos em uma turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e 7% fizeram o Encceja (Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para tentar o diploma de alguma das etapas educacionais.

Publicidade


O principal entrave apontado por eles para continuar estudos foi o horário de aulas incompatível com o de trabalho, 62% disseram que conseguiriam voltar para a escola se tivessem a opção de estudar no período noturno.


Os dados do Censo Escolar 2022, divulgados pelo Ministério da Educação em fevereiro, já apontavam para a queda de oferta de turmas de EJA nas redes públicas do país, que funcionam majoritariamente no período noturno. O censo mostrou que, desde 2018, as matrículas na EJA caíram 27% em todo o país, com a perda de quase 1 milhão de alunos. Essa etapa atendia 3,5 milhões de estudantes e passou a ter apenas 2,5 milhões, em 2023.


"Enquanto para os jovens das camadas mais privilegiadas é praticamente uma formalidade concluir o ensino médio, para as juventudes mais vulneráveis a violação do direito à educação não tem recebido o devido cuidado", diz Rosalina Soares, assessora de pesquisa da Fundação Roberto Marinho.


"Não seremos uma nação justa e economicamente forte se permitirmos que dois em cada dez jovens cheguem à vida adulta sem ao menos o ensino médio", completa Rosalina.


Imagem
Após recolher obra premiada de escolas, Ratinho Jr. nega censura ao livro 'O Avesso da Pele'
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), negou nesta segunda-feira (11) que seu governo esteja promovendo uma censura ao livro O Avesso da Pele
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade