Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Alzheimer: Dispositivo criado pela UTFPR pode diagnosticar doença precocemente

Reportagem Local
26 dez 2023 às 14:45
- Matthias Zomer/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O pesquisador da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) do Campus Medianeira (Oeste), Oldair Donizete Leite, é um dos integrantes do grupo que estuda o diagnóstico da Doença de Alzheimer através da detecção de um biomarcador, em plasma sanguíneo. A equipe, formada por integrantes da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), desenvolve um magnetoimunoensaio baseado em um eletrodo serigrafado de baixo custo para detectar a proteína ADAM10 solúvel em amostras de plasma, um potencial biomarcador para o diagnóstico precoce da doença.


O envolvimento do professor Oldair Leite teve início em 2022, durante o seu estágio pós-doutoral no Laboratório de Bioanalítica e Eletroanalítica da instituição paulista. “Estávamos estudando o desenvolvimento de um dispositivo de detecção eletroquímico portátil, simples, sensível e de baixo custo e, aproveitamos o know-how do grupo com o trabalho com o Alzheimer, para validar este dispositivo", conta ele. "Retornando à UTFPR, estamos desenvolvendo também estudos com este dispositivo (plataforma) visando o monitoramento de bactérias (Salmonella, Listeria) e de vírus (gripe aviária) em matrizes alimentícias e ambientais”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pesquisa sobre a doença de Alzheimer já resultou em pedidos de patentes solicitados pelos professores Patrícia Manzine e Márcia Cominetti, do Departamento de Gerontologia, da pós-doutoranda Tássia de Oliveira e do professor Ronaldo Censi Faria (coordenador do projeto) do Departamento de Química da UFSCar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estão comendo macarrão

Pais e servidores reclamam que arroz está em falta na rede municipal de Londrina

Imagem de destaque
"Desastre previsível"

Professor da UEL analisa situação do Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
Provas dia 25 de agosto

Termina nesta sexta o prazo das inscrições para o Encceja 2024

Imagem de destaque
Confira a programação

Mês das mães tem feira de empreendedorismo e cursos qualificação em Londrina


DIFERENTES ESTÁGIOS

Publicidade


O dispositivo, segundo o professor, utiliza amostras de sangue que permitem diferenciar idosos saudáveis e doentes ou com predisposição à doença, além de detectar diferentes estágios dela – do transtorno neurocognitivo leve ao estágio mais avançado.


“O magnetoimunoensaio aqui proposto mostrou a capacidade de detectar com precisão ADAM10 em amostras de plasma e os níveis de proteína apresentaram tendência a aumentar em pacientes com diagnóstico de comprometimento cognitivo leve e com doença de Alzheimer. Isto indica que esta proteína poderia ser um importante biomarcador para o diagnóstico precoce e monitoramento da DA, e o magnetoimunoensaio proposto poderia ser um teste sorológico rápido e econômico para o diagnóstico da DA”, explica.


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Dispositivo pode diagnosticar doença de Alzheimer precocemente
O pesquisador da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) do Campus Medianeira (Oeste), Oldair Donizete Leite, é um dos integrantes do grupo que estuda o diagnóstico da Doença de Alzheimer através da detecção de um biomarcador,
Imagem
Descubra como será 2024 segundo a sensitividade, astrologia, tarô, búzios e dominomancia
Um especialista nas artes esotéricas revela as previsões para 2024 segundo a sensitividade, astrologia, tarot, jogo de búzios e dominomancia. E confira ainda dicas para a hora da virada.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade