Área de tecnologia tem mais vagas do que profissionais

por Conteúdo de Valor Folha
   

Mercado irá demandar 420 mil profissionais com perfil tecnológico até 2024. Em Londrina, o Senai oferece cursos de graduação e especialização com foco em novas tecnologias e indústria 4.0

A tecnologia está presente em quase todas as nossas atividades cotidianas e é peça-chave para o desenvolvimento da sociedade atual. Como consequência, até 2024 o mercado deve demandar 70 mil profissionais de tecnologia por ano, número acima dos 46 mil formados na área anualmente. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Divulgação

Na hora da contratação, é comum as empresas se depararem com a falta de profissionais qualificados, por isso, candidatos que tenham no currículo cursos ligados à tecnologia costumam ficar à frente dos concorrentes. O estudante Guilherme Sanches, que cursa Engenharia de Software nas Faculdades da Indústria do Senai em Londrina, atualmente trabalha como Analista Desenvolvedor em uma grande empresa de serviços digitais. "Em 2017, comecei o curso Técnico em Informática no Senai. Em 2019, participei da WorldSkills na categoria de TI Soluções de Software para Negócios e fiquei em segundo lugar entre quatro competidores de estados diferentes. Só tenho a agradecer tudo o que a instituição me proporciona e me ensina” conta Guilherme.

Ecossistema de tecnologia e inovação

Para fomentar a inovação nas empresas e ajudar a suprir a demanda por profissionais com perfil tecnológico, Londrina conta com o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação e com o HUB de Inteligência Artificial Senai. Além disso, por meio das Faculdades da Indústria, o Senai oferta cursos de graduação e especialização com foco em novas tecnologias e indústria 4.0. "Nossa metodologia, voltada para a prática, e nossa proximidade com a indústria facilitam a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Eles saem preparados para atender os desafios e demandas das empresas” reforça Henry Carlo Cabral, gerente da unidade do Senai em Londrina.

Os cursos são voltados a quem deseja atuar nas áreas de engenharia, no desenvolvimento de softwares, automação, sistemas inteligentes e novas tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA). As inscrições no vestibular para quem concorrer às vagas nas Faculdades da Indústria estão abertas e podem ser feitas no site https://www.faculdadesdaindustria.org.br. Mais informações no telefone 43 3294-5100.

Este conteúdo é de autoria da Fiep.