Bibliotecas virtuais possibilitam leitura gratuita de obras autorizadas

por Agência Educa Mais Brasil
   
Agência Educa Mais Brasil

Ler proporciona diversos benefícios, contribui para o bom funcionamento do cérebro, além de ajudar a estimular a criatividade, ampliar o vocabulário e melhorando, também, a escrita. O hábito é recomendado, inclusive, para quem precisa organizar sentimentos que essa situação atípica de isolamento social pode ter despertado.

Nem todas as pessoas têm acesso à leitura, no país, por diversos fatores como questões financeiras, que impossibilitam a compra de um livro. Por outro lado, iniciativas como bibliotecas virtuais oferecem diversas obras gratuitas e disponíveis virtualmente.

A principal vantagem delas é a facilidade em adquirir exemplares sem precisar pagar por isso ou ter que deslocar-se para ter acesso aos livros. Algumas opções de sites que disponibilizam livros on-line e gratuitos são:

- Biblioteca Digital de Obras Raras: é idealizada pela USP (Universidade de São Paulo), oferece mais de 30 obras completas em diversos idiomas, direcionadas a pesquisadores.

- Domínio Público: tem como objetivo principal promover o amplo acesso livre e gratuito às obras literárias, artísticas e científicas já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.

- Google Livros: é a biblioteca digital da Google, que procura textos completos de livros escaneados, convertidos através do reconhecimento ótico de caracteres e armazenados pela plataforma em seu banco de dados digital.

- Open Library: é uma biblioteca virtual que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo e disponibilizá-los para download. Já possui mais de um milhão de títulos disponíveis, em diversos idiomas.

Conteúdo relacionado: