Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ajuda ao próximo

Campanha UEL Solidária beneficia famílias, migrantes e ampara estudantes

Agência UEL de Notícias
04 mai 2020 às 12:00
- Divulgação/Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A campanha "UEL Solidária", uma iniciativa de toda a comunidade da UEL (Universidade Estadual de Londrina), realizou diversas ações por causa da pandemia de Covid-19, causada pelo coronavírus. A campanha foi lançada no mês passado, por iniciativa de professores de diferentes Centros de Estudos da Universidade, sendo abraçada por professores do Grupo UEL pela Democracia e membros da Associação de Ex-alunos da UEL (Alumni-UEL).

A coordenação da campanha detalha que com as doações recebidas foi possível: a) apoiar 60 famílias das regiões norte e sul com vale gás, vale compra, cestas básicas e kits de higiene; b) auxiliar duas famílias de migrantes que residem em Londrina; c) amparar nove estudantes da UEL; d) fornecer máscaras de tecidos para a Associação de Mulheres no Jardim Vista Bela; e) disponibilizar 350 máscaras de tecidos para a população que mora na rua e para os que residem provisoriamente nos abrigos montados esse momento da pandemia; e) dar suporte financeiro para o abrigo emergencial que atende idosos que vivem na rua, para gasto com medicamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A professora Flávia Fernandes de Carvalhaes, do Departamento de Psicologia Social, que integra a comissão organizadora, faz uma avaliação positiva da campanha "UEL Solidária", por se envolver com a comunidade londrinense. "Uma universidade pública tem esse compromisso, de estar atenta às questões que estão acontecendo na atualidade, de estar próxima e de pensar coletivamente estratégias para lidar com a pandemia." Ela comenta que considera positivo o diálogo da Universidade com as secretarias municipais de Saúde de Assistência Social, para a realização de um trabalho em rede.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Crianças e adolescentes que chegam com sono nas escolas preocupam especialistas

Imagem de destaque
De Londrina

Pesquisadora da Embrapa Soja organiza livro sobre papel da ciência brasileira no combate à fome

Imagem de destaque
Diferença de gêneros

Mulheres precisam de menos exercícios do que os homens para uma vida mais longa, diz pesquisa

Imagem de destaque
Aprovados

UENP divulga segunda chamada do Vestibular 2024


Carvalhaes destaca que os objetivos iniciais da campanha foram atendidos, mas afirma que a campanha continua arrecadando recursos para traçar novas estratégias de ajuda a famílias londrinenses desprotegidas. Quem quiser fazer depósito ou transferência, a conta para recebimento de recursos é Agência 3076 (Caixa), conta corrente 7227-8, operação 013. "Para o próximo mês, dependemos do panorama financeiro [da arrecadação] para fazer esse planejamento".

Publicidade


Novas demandas


A professora Ana Patrícia Pires Nalesso, chefe do Departamento de Serviço Social, afirma a cada dia surgem novas demandas e muitas famílias ainda não conseguiram se inscrever para receber benefícios do governo. "Há uma demanda crescente de famílias que passaram a precisar de benefício agora, como as famílias das diaristas e de motoristas de aplicativo. Essas famílias não constavam dos cadastros do serviço social das UBS e agora passam a precisar de contribuições".

Martha Celia Ramirez Galvez, professora do Departamento de Ciências Sociais ressalta a necessidade de as pessoas continuarem a contribuir com a campanha "UEL Solidária". "É necessário as pessoas continuarem a contribuir. Além das demandas aumentarem - outros grupos estão nos procurando como o de imigrantes. É preciso ter consciência que essa crise está se agravando e, com isso, o impacto social vai sendo maior".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade