Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Consequências

Colégio Ateneu fecha devido a pandemia

Vitor Ogawa - Grupo Folha
13 jan 2021 às 09:47
- Divulgação/Colégio Ateneu
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As escolas são centros de atividade social e interação humana e quando elas são fechadas, muitas crianças e jovens perdem o contato social que é essencial para a aprendizagem e para o desenvolvimento. A pandemia do novo coronavírus acertou em cheio as instituições de ensino e um dos alvos mais recentes é o Colégio Ateneu, de Londrina. O professor e diretor do Colégio Ateneu, Miguel Afonso Vargas, confirmou que o estabelecimento está encerrando as atividades depois de mais de 20 anos de atividade. Ele foi inaugurado no ano 2000 e iria completar este ano 21 anos de funcionamento.


"A pandemia nos pegou. Pegou a mim, que estou acometido com a Covid-19 e em isolamento, e pegou também o Ateneu. O ano passado foi um ano muito difícil A gente perdeu muitos alunos por conta da pandemia. As matrículas começaram a ficar devagar demais. Em todas as escolas está ocorrendo isso, mas não queremos comprometer mais os pais, professores e alunos. Se eu ficar segurando e depois as aulas não vierem eu estarei comprometendo a vida dos colaboradores muito fiéis, então optamos por encerrar as atividades”, expôs. "Em 47 anos de vida acadêmica como professor este talvez seja um dos dias mais tristes de minha vida. O Ateneu tinha uma proposta diferenciada de valorizar o indivíduo e fazer os alunos protagonistas de seu aprendizado, mas realmente encerramos mesmo. O que posso fazer agora é agradecer os mais de 20 anos que estive à frente da educação de jovens e adolescentes nos momentos felizes, porque este momento é muito triste. São 45 professores e 15 funcionários que o colégio possui. Chegamos a ter 400 alunos em um ano letivo”, destacou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Fizemos um trabalho excelente no ano passado, mas como as aulas eram digitais, os pais optaram por matricular seus filhos em escolas mais baratas. É compreensível, mas isso foi acarretando um processo crescente que é difícil da gente dominar. Os ativos todos foram queimados. Conseguimos terminar o ano e não conseguimos dar uma continuidade. E mesmo assim, pensando nas pessoas e nos colaboradores, tivemos que tomar esta decisão. Muitos funcionários, muitos professores estão há anos no Ateneu, desde o início do colégio. É realmente muito triste”, destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie.

Via Rural da ExpoLondrina é um espaço educativo e divertido sobre insetos

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação


Ele enaltece que a taxa de aprovação de seus estudantes "era uma coisa absurda.” "Constantemente recebemos a manifestação de ex-alunos. Já recebi mensagens de um ex-aluno que está fazendo um doutorado na Alemanha, outro que está fazendo pesquisa na Itália. Há um que se formou no MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA; e recebi de outro ex-aluno que foi formado no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Outros não entraram na faculdade, mas são gratos e se manifestam pelo empoderamento que conseguimos transmitir a eles. Na verdade, mais do que a política de resultados, trabalhamos com o empoderamento do ser humano e com a prática da empatia e formação do cidadão global”, apontou.

Quer continuar lendo? Acesse a matéria completa na Folha de Londrina!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade