Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pandemia

Colégio de Londrina oferece apoio emocional e psicológico aos alunos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 ago 2020 às 18:39
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma iniciativa do Colégio Sigma, de Londrina, busca oferecer apoio emocional e psicológico para os alunos nesse cenário de pandemia. Uma pesquisa online realizada entre os estudantes no mês de junho apontou que a maioria, 70%, se sentia com muita dificuldade e/ou com oscilações de humor frequentes. Entre eles, 65% dos alunos do Ensino Médio solicitaram apoio psicológico para a escola.


A pesquisa apontou ainda que alguns alunos estavam com dificuldade com a rotina, principalmente em relação aos estudos, sensação de não produtividade, dificuldades no relacionamento familiar (ampliado pelo isolamento social), sentimento de frustração, medo pela falta de perspectivas, entre outros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pandemia mudou a vida e a rotina de muita gente, destaca Fernanda Hatti, mantenedora do colégio, e os alunos também foram muito impactados. "Nossa preocupação é com a plenitude de cada um. Eles precisam estudar, mas para aprenderem precisam estar bem emocionalmente. Entendemos que, enquanto escola, podemos ter um olhar que identifica essas dificuldades e intervir oferecendo possibilidades para que possam resolver essas dificuldades”, pontua Fernanda, acrescentando que o equilíbrio da saúde mental pode contribuir para o bom desempenho dos estudantes no Enem e nos vestibulares.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


Com os dados da pesquisa em mãos, a equipe do colégio desenvolveu ações e buscou parcerias com psicólogos. O projeto "Escuta Responsável" é um dos trabalhos executados em parceria com estudantes do último ano do curso de Psicologia. À frente dessa iniciativa, Sandra Egashira, psicóloga e consultora de RH do colégio, conta que o objetivo dessa ação é oferecer um "espaço” para os alunos poderem colocar suas dificuldades e falar sobre suas emoções.

Publicidade


Segundo ela, os primeiros atendimentos aconteceram nesse mês de julho e foram muito importantes para o projeto ser ajustado e melhor formatado. O projeto continua. Os estudantes que sentirem necessidade podem entrar em contato com a escola.


A partir da escuta, acrescenta a psicóloga, foram realizados alguns encaminhamentos para acompanhamentos com psicólogos conveniados ao Sigma e também devolutivas para a direção e coordenação pedagógica do colégio com o intuito de definir ações para ajudar o aluno no enfrentamento deste momento.


Sandra ressalta que a pesquisa não é uma novidade no colégio. No ano passado foi iniciado um processo de ouvir todos os segmentos da comunidade escolar: pais, alunos, colaboradores, professores e coordenação pedagógica. As informações, destaca ela, seriam importantes para o planejamento estratégico da escola.

Na ocasião, por exemplo, foi realizada uma pesquisa qualitativa com os alunos e constatado que eles se queixavam de ansiedade por se sentirem cobrados e pressionados em relação ao vestibular, entre outros pontos. Alguns solicitaram apoio para atendimento psicológico. "E com a pandemia sentimos a necessidade de realizar outra pesquisa para entender como o aluno estava enfrentando este momento”, acrescenta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade