Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publieditorial

Colégio Maxi: única escola do Paraná a ter o Selo de Escola de Referência do Google for Education

11 nov 2019 às 09:23
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde a implantação do Google for Education, em 2015, o Colégio Maxi vem investindo na formação dos educadores, nos ambientes diferenciados – como a criação de três Salas Google – e na orientação aos alunos e professores para o uso contínuo e efetivo dessa plataforma. A satisfação diante da nova tecnologia, aliada aos resultados concretos na aprendizagem dos alunos, fez que o programa tivesse plena adesão, tornando o Maxi a primeira escola do Paraná e uma das quatro do sul do Brasil a receber do Google o Selo de Escola de Referência Google for Education.

Janaína Tais Gardenal Fenato, coordenadora de Tecnologia em Educação do Colégio Maxi e Google Educator Trainer, explica a importância desse reconhecimento: "O Selo significa que a empresa Google confirma todos os esforços do Colégio Maxi em implementar soluções inovadoras e que a escola utiliza as ferramentas educacionais Google de modo colaborativo para motivar e melhorar a forma como os professores ensinam e os alunos aprendem”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a obtenção do Selo, o Google estabelece uma série de critérios:

Leia mais:

Imagem de destaque
Bacharelado, tecnológico...

UEL tem quase 1 mil vagas remanescentes; universidades do PR somam quase 9 mil oportunidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Cientistas da Itália descobrem vulcões submarinos na Antártida

Imagem de destaque
Incentivo para estudantes

Começa o pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

Imagem de destaque
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação


• Utilização das ferramentas Google for Education e Chromebooks, realizando projetos inovadores e impactantes para professores e alunos.
• Ter no mínimo 100 Chromebooks com CMC (licenças) Google.
• Contas GSuite for Education para 100% da área pedagógica; 100% dos alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental 2; 30% dos alunos usando o GSuite for Education em sala de aula de forma colaborativa com o professor, ao menos uma vez a cada 30 dias; e 30% dos alunos usando o Google Classroom.
• Certificações internacionais exigidas: um professor Google Educator Trainer para dar continuidade nos treinamentos e coordenar a transformação digital na escola; 20% da área pedagógica da escola com certificado Google Educator Nível 1; 5% da área pedagógica da escola com o certificado Google Educator Nível 2.

Publicidade


Sobre os benefícios do Google for Education, a coordenadora de TE comenta: "Os ganhos são gigantescos. A equipe pedagógica e os professores personalizaram o aprendizado, garantindo melhor desempenho de suas turmas”, avalia Janaína.


ENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES

Publicidade


Divulgação
Divulgação - Sala Google na Unidade Avenida Maringá
Sala Google na Unidade Avenida Maringá


Fernando Francisco Pereira, professor de Matemática do Fundamental 2 do Colégio Maxi, explica a versatilidade do programa: "Desde que o Google for Education foi implantado, percebi que era um ambiente virtual de segurança e autonomia dos alunos. Tive uma identificação tão grande que fui aprendendo e querendo desenvolver novos projetos. Tanto que resolvi participar no ano passado do Concurso Boas Práticas, com ideias inovadoras para a educação. E este ano me inscrevi também”.


O professor do Maxi cita outros benefícios: "Uma questão bem interessante é a adesão às tarefas de casa. Depois que o Google for Education foi implantado, os alunos passaram a fazer mais tarefas. O indicativo NFT – Não Fez Tarefa – é mínimo. Isso comprova a eficácia do programa no incentivo ao estudo, pois trabalha com a linguagem do aluno de hoje”.

Publicidade


AULAS COM ÓCULOS VR


Sobre as tecnologias adotadas pelo Colégio, Pereira comenta: "As Salas Google potencializam o uso da plataforma, pois é um ambiente descontraído, high tech e fora dos padrões da sala de aula, com um Chromebook por aluno, um notebook concebido pelo Google com sistema operacional Chrome OS” e com sistema exclusivo de gerenciamento de segurança por meio do Admin Google.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Outra ferramenta que os alunos gostam muito são os óculos de realidade virtual disponibilizados nas Salas Google. A realidade virtual é uma tecnologia de interface que atua nos sentidos do usuário, por meio de um ambiente simulado, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, propicia a imersão completa em um cenário ou local, com ou sem interação do usuário: "A realidade virtual é algo fantástico, pois permite que nossos alunos se sintam em diferentes lugares do mundo, em quaisquer períodos da história. Um aluno pode, por exemplo, ser um homem da caverna e interagir com personagens daquela época. É uma ferramenta disponibilizada pelo Maxi que eles adoram”, comenta o professor de Matemática.


GOOGLE FOR EDUCATION CAPACITAÇÃO CONTÍNUA DOS EDUCADORES

Publicidade


Veja a seguir as explicações de Janaína Fenato, Google Educator Trainer, responsável por orientar os educadores na utilização do Google for Education.


FORMAÇÃO DOS EDUCADORES MAXI

Publicidade


O princípio básico do Google for Education é "Educadores dedicados aprendem por toda a vida”, por isso é importante inovar na experiência de ensinar e aprender. Os professores usam os inúmeros recursos disponíveis na Internet a favor da educação e, principalmente, participam dos cursos de formação e treinamento para conquistar as certificações Google for Education.


Divulgação
Divulgação - Sala Google I - Unidade Duque de Caxias
Sala Google I - Unidade Duque de Caxias


FERRAMENTAS FÁCEIS E INTUITIVAS


As ferramentas de produtividade Google for Education são intuitivas e acessíveis. Isso ajuda os professores a gerenciar de maneira simples suas atividades. Hoje, após três anos do Google for Education, os professores não se limitam a uma ou duas ferramentas, mas usam várias experiências de aprendizagem, de acordo com as habilidades, o ritmo e o desenvolvimento de cada aluno. Os professores utilizam a "gamificação” em revisões de prova para melhorar o desempenho dos alunos e dar um feedback construtivo. O Google classifica a "gamificação” como uma estratégia de aprendizagem ativa.



Divulgação
Divulgação - Sala Google II - Unidade Avenida Duque de Caixas
Sala Google II - Unidade Avenida Duque de Caixas



"Essa plataforma fala a nossa linguagem!”
Confira o depoimento de alguns alunos sobre a utilização das ferramentas do Google for Education.


"Entrei no Maxi no 6º ano do Ensino Fundamental e acompanhei toda a implantação do programa Google for Education. É um método inovador, uma forma de aprender diferenciada e mais objetiva do que a aula tradicional que favorece muito o contato com o professor. Dá para fazer tarefa mais facilmente, tirar dúvidas e ter acesso a atividades e desafios extras. Trata-se de uma linguagem acessível, com a qual minha geração está acostumada. Até quem não domina muito tecnologia aprende sem problemas. Desenvolvemos vários conteúdos e trabalhamos de uma forma muito mais produtiva. Sem falar que ajuda na interação com os colegas, pois fazemos muitos trabalhos em grupo. Outro detalhe é a Sala Google. Gosto muito desse ambiente.”
Henrique Santos Nakadomari – 1ª série do Ensino Médio


"O Google for Education nos proporciona uma aula diferenciada, mais prática e com muitas imagens. É uma ferramenta que acompanha o mundo moderno. Fazemos as tarefas de forma mais fácil, pois há muitas ferramentas à disposição, busca facilitada e um ambiente de navegação seguro. Os professores ajudam e trabalhamos com pesquisas e apresentações. Adoro as aulas da Sala Google, pois é um espaço bacana, extrovertido e dinâmico. É um diferencial do Maxi esse programa.”
Ana Luisa Gomes Leme da Silva – 8º ano do Ensino Fundamental


Este conteúdo é de autoria do Colégio Maxi.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade