Confira 5 dicas para estudar para o Enem de forma eficiente e sem gastar muito

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

O ano começou, as notas do Enem saíram e as inscrições para o SISU terminam no próximo domingo. E, para aqueles alunos que acabaram de ingressar no último ano do Ensino Médio ou que não alcançaram nota para conquistar uma vaga no curso dos sonhos, é chegada a hora de se preparar para o vestibular de 2020.

Marcos Santos/USP Imagens

Para começar o ano com o pé direito e fazer valer os estudos, o Descomplica, maior plataforma de educação digital do país, traz cinco dicas para os alunos conseguirem estudar de forma eficiente e gastando pouco:

Planeje-se

Não importa se você tem muito ou pouco tempo para estudar: planejar e organizar seu estudo é essencial. Defina os dias, horários e temas que você irá estudar semana a semana. A estratégia permite que você consiga acompanhar seu desenvolvimento e não desanimar no meio do caminho. Segundo o Guia do Estudo Perfeito, desenvolvido pelo Descomplica, o ideal é que todos os dias os alunos estudem teoria, resolvam exercícios e tirem um tempo para planejar o próximo dia.

Crie uma estratégia de dedicação

Você pode estudar com os melhores professores, mas se não estiver engajado, de nada adianta. Crie a melhor estratégia que te possibilite dedicação ao tempo que você direciona aos estudos e persista nela, medindo sua evolução e aprendizado.

Pratique

A melhor forma de aprender alguma coisa é colocando ela em prática. Faça exercícios, simulados e provas periodicamente para testar seus conhecimentos adquiridos. Assim, fica muito mais fácil de perceber se você tem dificuldade em alguma área específica.

Use a internet a seu favor

Nossa vida já é 100% digital, então por que a educação não pode ser também? Os cursos online têm atraído, cada vez mais, a atenção dos brasileiros por permitir que o aluno seja autor de seu aprendizado, adaptando os estudos ao seu tempo e de acordo com sua disponibilidade. Com os cursos

do Descomplica, por exemplo, os estudantes têm aulas com os melhores professores do mercado a um preço bastante acessível (a partir de R$ 19,90 por mês) e uma gama de opções a sua escolha, que vão desde optar por programas de cursos com aulas gravadas ou ao vivo até escolher um curso geral ou segmentado por carreiras (Humanas, Exatas, Econômicas e Medicina). Além disso, com o recurso das aulas gravadas, o aluno pode optar por assistir mais de uma vez a mesma aula, caso não tenha assimilado o conteúdo ainda.

Fique antenado

Temas da atualidade estão sempre em alta no Enem. Portanto, é muito importante ficar atento ao que acontece no primeiro semestre do ano - vide que a prova do Enem costuma ser feita até o mês de julho - e nos assuntos muito comentados nos últimos anos. Além disso, há temas que são recorrentes e caem todo ano nas provas, para os quais vale um reforço de atenção, como o período colonial brasileiro, movimentos sociais, Platão, eletrodinâmica, cadeias alimentares, entre outros.

O conteúdo completo pode ser acessado no e-book gratuito "Como e o que estudar para o Enem”, desenvolvido pelo Descomplica.

Conteúdo relacionado: