Confira 9 dicas de como se preparar para concursos públicos de direito

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

O dia do acadêmico de direito é celebrado em 19 de maio, data para homenagear quem escolheu a carreira jurídica e busca por justiça. A profissão, existente há mais de 190 anos no Brasil, é fundamental para todos os cidadãos que, independente da esfera de atuação, precisam de profissionais que os representem perante à legislação.

Pixabay

O estudo frequente é, com certeza, uma das características do acadêmico de direito, pois não apenas a profissão requer muito conhecimento, mas a maioria dos cargos da área são selecionados por concursos públicos, como juiz ou procurador federal, defensores públicos, delegado, entre outros.

Por isso, a coordenadora do curso de direito da Unopar Arapongas, Juliana Aprygio Bertoncelo, especialista em direito e processo penal e mestre em Direito da Personalidade, aponta como se preparar para os concursos públicos da área. Confira as dicas:

Dica 1: Tenha uma meta

Para se preparar com antecedência para as provas de concurso público, é essencial saber exatamente o caminho que deseja percorrer. Ter a noção da área desejada será um avanço para o ciclo de estudos e fará com que perceba o que precisa desenvolver para conquistar esse objetivo. Prestar a prova sem o conhecimento específico da área é mais difícil.

Dica 2: Leia o edital

O candidato deve ler o edital e saber exatamente o que cairá na prova, pois isso norteará os estudos para o concurso. Conhecer as regras da banca examinadora também é fundamental.

Dica 3: Retome o básico da área

Apesar de ser necessário um conhecimento específico na prova, é importante saber o básico de direito administrativo, constitucional e penal, pois eles são abordados em algumas questões.

Dica 4: Material de qualidade e provas anteriores

Faça revisões periódicas em todo conteúdo que recebeu na faculdade e, se possível, invista em um material de qualidade para concursos, pois ele trará dicas importantes. Busque também provas anteriores e faça as questões - isso lhe trará uma maior preparação e maturidade para o dia do concurso.

Dica 5: Atualização constante

É preciso dominar as atualizações do Código do Processo Civil, ter domínio da jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal) e do STJ (Superior Tribunal de Justiça), além de saber os novos institutos e todas as atualidades ligadas ao direito. Saber o que muda e o que afeta a profissão é um diferencial não apenas para concursos, como para se destacar no cargo.

Dica 6: Foque no concurso desejado

É importante salientar que o curso de direito possui várias áreas que dão a oportunidade de realizar concursos diversos. Porém, é imperioso destacar que para cada concurso a matéria cobrada é diferente. E se a cada concurso o estudante mudar foco, nunca conseguirá esgotar a análise do que é necessário para ser aprovado. Assim, determine o concurso que deseja realizar e se prepare pelo edital do último concurso, assim, conseguirá resultados melhores e mais certeiros.

Dica 7: Faça um cronograma de estudos

Quando o objetivo do estudante é passar em um concurso ele precisa realizar um cronograma de estudos diários. Assim ele consegue se programar para estudar tudo que necessita dentro do período certo, mantendo a disciplina que é necessária.

Dica 8: Estude as provas anteriores

Estudar as provas anteriores é de fundamental importância para conseguir mapear quais foram os conteúdos mais trabalhados, para assim determinar o que deve ser estudado, pois eles deverão servir de ponto de partida para no seu planejamento.

Dica 9: Controle da Ansiedade

O controle da ansiedade deve ser uma tarefa diária, a começar por não estudar apenas quando o edital se aproxima, mas mantenha em sua mente, pensamentos no sentido de que estudará com constância até a abertura do edital que se busca, separando momento de lazer, recreação e seguindo uma vida em que as privações não sejam exacerbadas, pois estabelecer uma conduta de estudo com uma vida social e familiar equilibrada, pode ser fator determinante na manutenção da motivação.

Conteúdo relacionado: