Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Cresce número de mestres e doutores na educação superior

Redação Bonde
08 jan 2020 às 08:43
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de professores em busca de qualificação é crescente a cada ano, de acordo com a análise do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Segundo os dados apurados, aproximadamente 80% dos 384 mil docentes têm mestrado e/ou doutorado. O Censo da Educação Superior informou que a meta 13 do PNE (Plano Nacional de Educação) foi alcançada.

A missão da PNE (Lei n.º 13.005/2014) prevê que 75% dos docentes em exercício na educação superior tenham mestrado ou doutorado com, no mínimo, 35% de professores com título de doutor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ainda segundo o Inep, o número de professores com doutorado concluído cresceu tanto nas instituições públicas quanto privadas, entretanto, a proporção na rede pública de ensino é maior: cerca de 64,3%. Nos centros privados, a tendência também é crescente, atualmente em 25,9% de doutores.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Já o número de mestres é mais expressivo na rede particular, tendo registrado um decréscimo na educação pública. Nas unidades particulares, metade dos docentes possuem mestrado (aproximadamente 50,1%), sendo que, há 10 anos, este grupo totalizava um percentual de 40%. Os dados de 2018 apontam um em cada quatro professores (25,5%) com mestrado, enquanto em 2008 eles eram 28,1%.

Publicidade


O censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo Inep, apurando informações de relevância sobre a educação, avaliação dos institutos de ensino superior, qualidade dos cursos, docentes e o nível de formação dos alunos.


O preenchimento do censo é critério obrigatório para a emissão de documentos e a garantia da participação das instituições em programas do Ministério da Educação, como o ProUni (Programa Universidade para Todos), o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e as bolsas financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior, a Capes.


Para saber mais sobre bolsas de estudo, acesse o site do portal Educa Mais Brasil.

Juliete Neves - Agência Educa Mais Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade