Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Cultura apresenta atividades em espaço virtual durante a quarentena

N.Com
06 abr 2020 às 11:47
- Divulgação/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você pensou que em tempos de isolamento social não teriam mais atividades culturais? Se sim, você vai se surpreender com a criatividade dos produtores culturais e artistas de Londrina e de vários cantos do Brasil. Eles inovaram mais uma vez e estão disponibilizando diversas atividades para crianças, jovens e adultos através da internet.

A iniciativa está sendo chamada de "Virada Cultural”, em alusão à diversidade de conteúdos disponibilizados, para todas as idades, durante todo o tempo, em ambiente virtual e de forma gratuita. Para facilitar o acesso a essas ações, a secretaria municipal de Cultura está divulgando uma agenda cultural especial. Nela, os organizadores buscam os conteúdos em diversos canais online e reúnem dentro de um único documento que será divulgado todas às quartas-feiras, com a programação semanal, e às sextas-feiras, contendo a programação especial para o fim de semana. Os interessados podem conferir a programação disponível para esta semana no site da Prefeitura de Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A intenção, segundo o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, é reunir as atividades dos artistas e grupos em um único espaço, facilitando assim a busca dos interessados. "Em tempos de isolamento social, as atividades culturais são deslocadas para outro lugar, que é o espaço virtual. Por isso, reunimos uma programação que traz variedade e pluralidade de linguagens culturais. É um gesto altruísta de artistas e produtores culturais para com o cidadão, num momento em que estes estão entre os grupos mais afetados pelas consequências econômicas do coronavírus”, explicou Cesaro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Na agenda cultural, a população encontra muitas atrações, como as contações de histórias infantis, apresentações de dança, música, teatro e cinema, aulas com exercícios de circo para se fazer com a família, além de poder participar de concursos de literatura e visitar acervos de museus. Já os profissionais da área podem divulgar seus trabalhos. Até o momento, estão disponíveis mais de 50 atividades culturais.

Publicidade


Para a criançada


Os pais e responsáveis pelos pequenos, que estão dispensados das aulas presenciais, podem oportunizar um momento de descontração para as crianças. O "Circo em Família” busca, através de exercícios circenses, estreitar as relações entre pais e filhos e demais familiares, de maneira lúdica e prazerosa. As atividades existem desde 2014 e foram criadas por Maria Angélica Gomes e Lucas Gomes Machado. Os interessados podem assistir as aulas pelo canal do YouTube (clique aqui).

Publicidade


Há também a artista de São Paulo, que atualmente ocupa uma cadeira na ABCH (Academia Brasileira de Contadores de Histórias), Camila Genaro, que traz diariamente, às 15 horas, diversas histórias infantis. Ela faz os pequenos refletirem sobre temas sérios, como a adaptação livre do livro "Não me toca Seu Boboca” e dar muita risada com outras clássicas, como "Chapeuzinho Vermelho” e a "Velhinha que dava nome às coisas”. A transmissão das histórias pode ser vista pela página do Facebook da artista (clique aqui).


Como acessar

Publicidade


Para visualizar a agenda cultural completa basta entrar no site da Prefeitura de Londrina e para receber por e-mail é preciso entrar em contato com os organizadores pelo e-mail: [email protected] ou ligar para os telefones (43) 3371-6606. Eles encaminharão a programação às quartas e às sextas-feiras.


Como divulgar sua ação cultural


Os grupos culturais e artistas que querem divulgar suas atividades online devem cadastrá-las na plataforma colaborativa do Londrina Cultura, que pode ser acessada clicando aqui.

A "Virada Cultural” em ambiente virtual é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, com os Conselhos Municipais de Política Cultural, e do Patrimônio Cultural, do Comitê Municipal de Economia Criativa, o SEBRAE e o Arranjo Produtivo Local do Audiovisual de Londrina (APL do Audiovisual).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade