Cultura apresenta atividades em espaço virtual durante a quarentena

por N.Com
   

Você pensou que em tempos de isolamento social não teriam mais atividades culturais? Se sim, você vai se surpreender com a criatividade dos produtores culturais e artistas de Londrina e de vários cantos do Brasil. Eles inovaram mais uma vez e estão disponibilizando diversas atividades para crianças, jovens e adultos através da internet.

Divulgação/N.Com

A iniciativa está sendo chamada de "Virada Cultural”, em alusão à diversidade de conteúdos disponibilizados, para todas as idades, durante todo o tempo, em ambiente virtual e de forma gratuita. Para facilitar o acesso a essas ações, a secretaria municipal de Cultura está divulgando uma agenda cultural especial. Nela, os organizadores buscam os conteúdos em diversos canais online e reúnem dentro de um único documento que será divulgado todas às quartas-feiras, com a programação semanal, e às sextas-feiras, contendo a programação especial para o fim de semana. Os interessados podem conferir a programação disponível para esta semana no site da Prefeitura de Londrina.

A intenção, segundo o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, é reunir as atividades dos artistas e grupos em um único espaço, facilitando assim a busca dos interessados. "Em tempos de isolamento social, as atividades culturais são deslocadas para outro lugar, que é o espaço virtual. Por isso, reunimos uma programação que traz variedade e pluralidade de linguagens culturais. É um gesto altruísta de artistas e produtores culturais para com o cidadão, num momento em que estes estão entre os grupos mais afetados pelas consequências econômicas do coronavírus”, explicou Cesaro.

Na agenda cultural, a população encontra muitas atrações, como as contações de histórias infantis, apresentações de dança, música, teatro e cinema, aulas com exercícios de circo para se fazer com a família, além de poder participar de concursos de literatura e visitar acervos de museus. Já os profissionais da área podem divulgar seus trabalhos. Até o momento, estão disponíveis mais de 50 atividades culturais.

Para a criançada

Os pais e responsáveis pelos pequenos, que estão dispensados das aulas presenciais, podem oportunizar um momento de descontração para as crianças. O "Circo em Família” busca, através de exercícios circenses, estreitar as relações entre pais e filhos e demais familiares, de maneira lúdica e prazerosa. As atividades existem desde 2014 e foram criadas por Maria Angélica Gomes e Lucas Gomes Machado. Os interessados podem assistir as aulas pelo canal do YouTube (clique aqui).

Há também a artista de São Paulo, que atualmente ocupa uma cadeira na ABCH (Academia Brasileira de Contadores de Histórias), Camila Genaro, que traz diariamente, às 15 horas, diversas histórias infantis. Ela faz os pequenos refletirem sobre temas sérios, como a adaptação livre do livro "Não me toca Seu Boboca” e dar muita risada com outras clássicas, como "Chapeuzinho Vermelho” e a "Velhinha que dava nome às coisas”. A transmissão das histórias pode ser vista pela página do Facebook da artista (clique aqui).

Como acessar

Para visualizar a agenda cultural completa basta entrar no site da Prefeitura de Londrina e para receber por e-mail é preciso entrar em contato com os organizadores pelo e-mail: acaocultural@londrina.pr.gov.br ou ligar para os telefones (43) 3371-6606. Eles encaminharão a programação às quartas e às sextas-feiras.

Como divulgar sua ação cultural

Os grupos culturais e artistas que querem divulgar suas atividades online devem cadastrá-las na plataforma colaborativa do Londrina Cultura, que pode ser acessada clicando aqui.

A "Virada Cultural” em ambiente virtual é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, com os Conselhos Municipais de Política Cultural, e do Patrimônio Cultural, do Comitê Municipal de Economia Criativa, o SEBRAE e o Arranjo Produtivo Local do Audiovisual de Londrina (APL do Audiovisual).

Conteúdo relacionado: