Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Censo escolar 2019

Defasagem entre idade e série na educação básica continua alta no Brasil

Agência Educa Mais Brasil
28 fev 2020 às 15:07
- Agência Educa Mais Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O panorama da educação básica, após um acompanhamento no ano de 2019, mostrou a distorção entre a idade e série dos estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio. A pesquisa realizada apontou que no ano passado mais alunos do ensino básico da rede pública estavam matriculados na série correspondente à idade, em relação a anos anteriores, porém o número da distorção ainda é alto.

Apesar da redução no número de estudantes matriculados fora da série adequada à sua idade, o Censo Escolar constatou que os resultados ainda são altos. A taxa de distorção para o ensino fundamental em 2019 é de 16,2% e de 26,2% para o ensino médio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o censo, as maiores taxas de distorção foram encontradas para os 6º, 7º e 8º anos, com 27,6%, 27,9% e 26,1%, respectivamente. Já no ensino médio a maior distorção encontra-se na 1ª série da rede pública, com 38,1% e 27,6%, respectivamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


Quando se trata do gênero, o Censo Escolar constatou que em 2019 os alunos do sexo masculino representaram a maior taxa de distorção entre a idade e série escolar.

Publicidade


Com o acompanhamento do indicador distorção idade-série é possível avaliar o percentual de alunos, em cada série, que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. As taxas são calculadas pela equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.


A supervisão e o levantamento dos dados do Censo Escolar da Educação Básica têm como data de referência a última quarta-feira do mês de maio no ano da pesquisa. Este é o principal método de coleta das informações referentes às diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade