Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Participe!

Divisão de Artes Cênicas da UEL promove bate-papo online sobre teatro

Agência UEL de Notícias
05 mai 2020 às 11:47
- Divisão de Artes Cênicas/Casa de Cultura
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Divisão de Artes Cênicas, da Casa de Cultura da UEL (Universidade Estadual de Londrina), promove na próxima quinta-feira (7), às 17 horas, um bate-papo ao vivo sobre "Teatro e contra-hegemonia". O convidado é Vicente Pereira Jr., graduado em Artes Cênicas pela UEL (2004) e assessor em artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc. Ele também é doutorando pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - onde desenvolve estudos sobre teatro. O evento vai ser transmitido no perfil @divisãodeartescenicasuel.

O bate-papo vai permear as estratégias de sobrevivência de grupos teatrais, em meio às tensões estabelecidas com relação ao elitismo, ao racismo, à hegemonia regional e outras formas de autoridade presentes no campo cultural brasileiro. A conversa tem como base a relação entre teatro e política no Brasil, marcada pela atuação de grupos dos anos 60 - em especial os que marcaram posição contrária e combativa com relação à ditadura militar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As contribuições dos grupos na época diz respeito à popularização dos temas e das formas teatrais, para o pensamento crítico nas artes cênicas, para a nacionalização dos textos e a expressão cultural de estratos sociais subalternos, que repercutem ainda hoje em boa parte do que é apresentado nos palcos do país.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


Convidado

Vicente Pereira Jr. é doutorando e mestre em artes cênicas pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona e Itaú Cultural, bacharel em artes cênicas pela UEL. Desde 2012, é analista em artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc, atuando como curador e na coordenação dos projetos Palco Giratório e Sesc Dramaturgias. É fundador da Cia. de Teatro Asa-Delta, na favela da Rocinha, atuante entre os anos de 2007 e 2014. Ele também coordenou a Mostra de Artes das Favelas, realizada entre 2011 e 2013, em diferentes comunidades do Rio de Janeiro, além de coordenador de projetos na ONG Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro , entre 2008 e 2012.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade