Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Enem 2020: está aberto o prazo para pedidos de isenção de taxa e justificativas

Caroline Knup - Estagiária
06 abr 2020 às 11:34
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os estudantes que querem fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 podem pedir a isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira (6). O prazo vai até dia 17 de abril e vale tanto para a prova tradicional quanto para a versão digital.

Os pedidos de isenção devem ser feitos exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante. A gratuidade da taxa, que custa R$ 85 neste ano, é exclusiva para três grupos:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


• Estudantes do último ano do ensino médio de instituições públicas;

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


• Participantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares e que tenham renda mensal familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;

Publicidade


• Participantes que possuem renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos.


Além do pedido de isenção, está aberto o prazo para os estudantes de baixa renda que conseguiram isenção no Enem 2019 justificarem a ausência caso não tenham comparecido à prova. A justificativa é necessária para que o participante possa conseguir o benefício novamente. Estudantes que não têm intenção de fazer o Enem 2020 não precisam justificar a ausência no último ano.

Publicidade


As justificativas precisam ser enviadas em conjunto com documentos que comprovem o motivo de ausência, sendo que alguns dos aceitos são: acidente de trânsito, morte na família, saúde ou emergência médica, trabalho e privação de liberdade (prisão).


Os documentos que precisam ser enviados tanto para a justificativa quanto para o pedido de isenção precisam ser digitalizados e enviados por meio do site. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) vai analisar a documentação enviada pelos participantes e o resultado vai ser divulgado no dia 24 de abril. Os participantes que tiverem o pedido de isenção negada poderão entrar com recurso entre 27 de abril e 1º de maio.


(Com informações do site Brasil Escola.)

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade