Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Formação de professores

Ensino a distância tem 53% dos alunos de licenciatura no Brasil

Paulo Saldaña e Isabela Palhares - Folhapress
24 out 2020 às 16:36
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais da metade dos alunos brasileiros de licenciaturas (53%), que formam professores, estão em cursos a distância.


Na rede privada, que concentra a maior parte das matrículas no ensino superior, sete em cada dez estudantes estão nessa modalidade.
As informações são do Censo da Educação Superior de 2019, divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A baixa qualidade da formação dos futuros professores é apontada como um dos entraves para a melhoria da educação básica.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


O ensino não presencial nas licenciaturas é visto com ressalvas por especialistas - a modalidade é aposta do setor privado de ensino superior para a expansão de matrículas.

Publicidade


Em avaliação federal de 2017, apenas 0,5% dos cursos de formação de professores a distância tiveram nota máxima. O percentual foi de 2,5% na modalidade presencial.


De 1,7 milhão de matrículas em licenciaturas, 899.217 estão em cursos a distância. Essa proporção tem subido nos últimos anos: representava cerca de um terço entre 2009 e 2013, chegou a 42%, em 2016, a 50% em 2018, até chegar a 53% em 2019.

Publicidade


Os dados gerais refletem o comportamento do setor privado. Universidades, faculdades e centros universitários particulares concentram 1 milhão de alunos em licenciaturas, sendo 793 mil (74%) em vagas não presenciais –até 2013, isso não passava da metade.


Em entrevista nesta sexta, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que cursos online e presenciais têm resultados similares nas avaliações federais.

Publicidade


"Os resultados dos alunos no Enade tem sido próximos, não da para dizer que é melhor ou pior. E são realidades diferentes [dos alunos], inclusive socioeconômica, maior parte dos alunos do EAD trabalham", disse.


O ministro da Educação, Milton Ribeiro, fez discurso de abertura e saiu da entrevista sem se dispor a responder perguntas. "O professor é o grande protagonista da educação no Brasil. Nós demos atenção aos alunos, infraestrutura, métodos de ensino, mas temos que focar na área capacitando [os professores]", comentou.

Publicidade


O professor da Faculdade de Educação da UFF (Universidade Federal Fluminense) Paulo Carrano diz que não se pode cair em uma polarização em que necessariamente o presencial é melhor que o EAD. Mas, diz ele, é preciso olhar para desafios, como a falta de formação específica dos professores para a modalidade.


"Sabemos que a expansão do setor privado, ainda que não perca de vista a busca da qualidade, porque o mercado cobra isso, tem parâmetros de lucro, e precisa botar na balança a qualidade que atraia clientela e, ao mesmo tempo, a maximização dos lucros".

Publicidade


O ensino superior brasileiro registrou, no total, 8.603.824 matrículas em 2019, um avanço de 2% com relação ao ano anterior. Em 2019, 76% dos estudantes universitários estavam em instituições privadas.


No último Enade, divulgado nesta semana, só 1% dos cursos particulares avaliados em 2019 obteve nota máxima, contra 24% nas federais.
As graduações não presenciais já concentram 28% das matrículas no ensino superior como um todo. Atingem 35% dos alunos ao se olhar apenas o setor privado, levando em conta todas as carreiras.

Publicidade


Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior), ressalta a necessidade de discussão da qualidade do ensino a distância na formação dos professores.


"O aluno do EAD é mais velho, que muitas vezes já está trabalhando e decide fazer pedagogia para um reposicionamento. Parece mais grave que os mais jovens, que acabaram sair do ensino médio, não estão entrando nos cursos presenciais para ser professor".


É esperado que o EAD continue crescendo, o que reforça, para ele, a necessidade de alterar as regras do MEC de credenciamento exclusivo para EAD para evitar concentração de oferta. Hoje, somente 308 instituições privadas oferecem a modalidade, contra 1.998 que não têm liberação.


O Censo 2019 ainda mostra que o país registrou a primeira baixa no número total de alunos concluintes desde 2013. As instituições públicas e particulares formaram 1.250.076 pessoas, queda de 1% em relação ao ano anterior.


Houve redução nas matrículas na média das instituições públicas (federais, estaduais e municipais) e particulares.


O maior impacto, entretanto, vem da queda de concluintes, a primeira desde 2015, em cursos presenciais do setor privado, que passaram de 747.965, em 2018, para 694.831 –retração de 7%.


Já o total de alunos ingressantes em 2019 no ensino superior foi de 3.633.320, número 5% superior ao de 2018. Apesar da alta, o ritmo é menor do que o registrado nos dois anteriores, quando o crescimento fora de 7% em 2018 e 8% em 2017. No ano passado, 44% dos novos alunos ingressaram em cursos a distância. Percentual que era, por exemplo, de 24% em 2015.


O curso com maior volume de matrículas no país em 2019 continua sendo o de direito, com 831.350 alunos. A posição é registrada desde 2014.


Na sequência, aparecem Pedagogia (815.350 matrículas) e Administração (645.777).


O Censo ainda mostra um aumento das matrículas de alunos com deficiência no ensino superior. Em 2009, eram 20.530 alunos (0,34% do total de alunos) e, no ano passado, chegou a 48.520 (0,56%). Estudantes com deficiência física, baixa visão e deficiência auditiva concentram essas matrículas.


As universidades federais somaram 1.335.254 matrículas no ano passado, 1% a mais do que em 2018. Na comparação com 2009, a rede federal teve um incremento de 495.857 matrículas - alta de 59%.

Nas instituições privadas, foram criadas 2.093.521 matrículas no período - um crescimento de 47%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade