Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências podem aderir ao projeto CreaJr-PR

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 mar 2020 às 17:45
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Criado em 2005, o Programa CreaJr-PR tem o objetivo de aproximar os estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências do sistema profissional de Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Confea/Crea-PR). A iniciativa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão, sua estrutura e organização e incentiva os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável.

No Paraná, os membros dirigentes dividem-se em oito CARs (Comissões Acadêmicas Regionais), conforme as oito regionais administrativas do Crea-PR. Na comissão da Regional Londrina, que compreende municípios do Norte e Norte Pioneiro, a coordenadora é Ellen Caroline Lima, acadêmica do nono período Engenharia Ambiental da UTFPR – Câmpus Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ellen assumiu o cargo no último dia 3 de março e conta que o principal desafio é incentivar os acadêmicos a participar do programa. "Queremos incentivar os estudantes a conhecer o CreaJr-PR. Procuramos nos aproximar dos futuros profissionais para saber o que eles almejam do Crea-PR e o que o Conselho estabelece para as profissões”, diz a coordenadora que lidera um grupo de pelo menos seis pessoas, entre estudantes da Unifil, UEL e Pitágoras/Unopar e UTFPR.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Para ela, a grande maioria dos estudantes ainda não tem conhecimento claro sobre o papel do Crea-PR nas profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências. "Percebo que há pouco interesse dos alunos neste tema. Quanto mais estivermos inseridos no programa, mais conhecimentos teremos sobre o significado que o Crea-PR tem para o profissional. Noto que poucos estudantes entendem o papel principal do Crea-PR, que é fiscalizar o exercício irregular da profissão”, completa.

Publicidade


No Paraná, são 6 mil membros cadastrados no CreaJr-PR. Os eventos do programa geram horas complementares, importantes para os acadêmicos. Também há o memorial de experiências para emissão de registro de atividade técnico-acadêmica; e o banco de estágios, disponibilizado na área restrita do CreaJr-PR, para cadastro do currículo do estudante que será visualizado pelas empresas registradas no Crea-PR, entre outros benefícios.


"O que mais me chamou atenção para participar do CreaJr foi a oportunidade de me aproximar dos profissionais da área, não só da minha, como das correlatas. Desde a adesão ao projeto, participamos de reuniões, de plenárias e tivemos contato com profissionais como nunca antes. Aprendemos muitas coisas e a cada dia surge uma nova descoberta”, declara a acadêmica.

Publicidade


O presidente da Anpea (Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais), Engenheiro Ambiental Rafael Ciciliato, detalha os benefícios da RTA e do banco de estágios. "Esse registro arquivará todos os projetos nos quais o estudante participou durante seu período de estágio na empresa contratante, com a assinatura do profissional responsável. Isso possibilita um currículo interessante para o estudante e abre as portas para futuras contratações no mercado de trabalho após sua formação”, argumenta. "No momento de uma entrevista, por exemplo, será um ótimo recurso e diferencial de contratação”, opina.


Os estudantes que fazem parte do CreaJr-PR também têm acesso a eventos, palestras e convivência com profissionais ligados a entidades parceiras do Conselho. "Promovemos eventos com conteúdo agregador para os estudantes e profissionais e valorizamos a troca de experiências que esse ambiente possibilita”, finaliza.

Publicidade


O PROGRAMA


O CreaJr-PR é gratuito e aberto a todas as instituições de ensino paranaenses, tanto as de nível superior quanto as de nível tecnológico. Todos os estudantes de cursos relacionados ao Sistema Confea/Crea de instituições de ensino paranaenses, devidamente matriculados, podem participar, gratuitamente.

Publicidade


BENEFÍCIOS


Após cadastrar-se no CreaJr-PR, o estudante tem acesso a:
- impressão online da carteira de membro do CreaJr-PR, aceita em algumas entidades de classe para conceder descontos em cursos que promovem;
- banco de estágios – constam as vagas de estágio ofertadas pelas empresas registradas no Crea-PR; espaço para cadastrar o currículo do estudante e que as empresas poderão visualizar; e também as vagas de estágio do CIEE;
- memorial de experiências – para emissão de RTAs;
- publicação de artigos e trabalhos na Biblioteca Virtual do Crea-PR;
- participação em reuniões e eventos do Crea-PR (sendo membro dirigente do programa); entre outros.


COMO PARTICIPAR

Os interessados podem acessar o Blog do CreaJr-PR (https://creajrpr.wordpress.com/), as páginas nas redes sociais (facebook.com/creajrpr) e (@creajrpr) no Instagram, ou entrar em contato com Ellen Caroline Lima, coordenadora do programa na região de Londrina e Norte Pioneiro pelo telefone: (43) 9-9652-1524.
Em tempos de isolamento social, para o combate ao Covid-19 (novo coronavírus), as reuniões presencias estão suspensas preventivamente até 5 de abril. Mas, as demais atividades de cadastro e serviços online estão funcionando normalmente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade