Evento discute o ambiente familiar no contexto do coronavírus

por Redação Bonde com assessoria de imprensa
   
Divulgação

Os efeitos da pandemia da Covid-19 transformaram o mundo e provocaram mudanças econômicas, sociais e comportamentais em toda sociedade. A fim de refletir sobre o impacto do novo coronavírus no ambiente familiar, os cursos de Direito e de Psicologia da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) Campus Maringá (Noroeste) promovem o Ciclo de Conferências em Direito de Família, evento online que acontece entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro.

A ideia é promover um encontro de saberes para que profissionais, pesquisadores e estudantes possam trocar conhecimentos e compartilhar vivências. O trabalho conjunto no atendimento das questões do Direito de Família é o tema das conferências com especialistas das duas áreas.

"O aumento do número de casos envolvendo violência doméstica contra mulher, abuso infantil e alienação parental, no contexto da pandemia, exige um exame interdisciplinar do ambiente familiar para que o sistema de justiça possa dar respostas mais adequadas à comunidade. Direito e Psicologia são ramos do conhecimento que devem manter constante comunicação em razão do foco comum que é o fator humano. Há uma relação de complementaridade entre ambos. Um lapida o outro, daqui surgiu a ideia de um ciclo com a participação conjunta”, afirma Marcel Ferreira dos Santos, coordenador do curso de Direito da PUCPR Maringá.

O evento é uma realização da PUCPR Maringá em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) Núcleo Maringá, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maringá, Comissão de Direito das Famílias de Maringá e Escola da Magistratura do Paraná. As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, pelo site do evento até às 18h do dia 29 de setembro.

Programação

29 de setembro

19h - Como a Arte e Psicanálise contribuem com o Direito de Família

20h - A difícil tarefa do exercício da parentalidade responsável em período pandêmico

30 de setembro

19h - O impacto do abuso de crianças e adolescentes no âmbito familiar

20h - Acolhimento institucional de crianças e adolescentes: a questão da visitação de pais e familiares no contexto da pandemia

01 de outubro

19h - Diálogos sobre gênero e violências intrafamiliares em tempos de pandemia

20h - Violência doméstica e Covid-19: a junção de duas pandemias

Serviço:

Ciclo de Conferências em Direito de Família PUCPR Maringá

Data: de 29 de setembro à 01 de outubro de 2020

Horário: a partir das 19 horas

Inscrições até às 18h de 29/09 pelo site https://eventum.pucpr.br/direito_de_familia

Conteúdo relacionado: