Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba Mais!

Farmacêutico formado pela UEM, Rui Curi dirige Fundação Butantan

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 fev 2021 às 14:51
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde outubro de 2017, a Fundação Butantan tem como diretor-executivo um egresso da UEM (Universidade Estadual de Maringá), o nova-esperancense Rui Curi. Graduado em Farmácia-Bioquímica pela UEM em 1980, é professor aposentado pela USP (Universidade de São Paulo), onde fez mestrado e doutorado em Fisiologia Humana. Tem cinco pós-doutorados internacionais, é livre-docente e professor titular na USP desde 1998.


A Fundação Butantan, criada em 1989, é o órgão de apoio administrativo às atividades científicas do Instituto Butantan, este vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e fundado em 1901, à época como Instituto Serumtherapico. Como diretor-executivo, Curi tem o desafio de gerir os contratos firmados, o que inclui aqueles para a vacinação anticovid-19. "Nosso desafio é produzir e fornecer vacinas e soros para o Ministério da Saúde e, assim, atender a saúde pública brasileira”, frisa Curi.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pelo menos 90% dos soros contra picadas de animais peçonhentos têm origem no Butantan, que se destaca nacional e internacionalmente na incorporação de tecnologias para uso em saúde humana. O diretor-executivo também exemplifica que "todas as doses de vacina da gripe comum no Brasil são produzidas no Butantan: anualmente, 80 milhões de doses, o que representa 10% da produção mundial dessa vacina”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bacharelado, tecnológico...

UEL tem quase 1 mil vagas remanescentes; universidades do PR somam quase 9 mil oportunidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Cientistas da Itália descobrem vulcões submarinos na Antártida

Imagem de destaque
Incentivo para estudantes

Começa o pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

Imagem de destaque
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação


Lembranças da UEM - O livre-docente guarda com carinho os momentos vividos na UEM. Incentivado por seus então docentes da Estadual de Maringá, Curi teve contribuição nos estudos precursores sobre o adoçante natural estévia, cujo mercado está estimado em US$ 4 bilhões. "A UEM tem uma massa de pesquisadores muito importante. São muito produtivos, criativos e dedicados! Conheço muitos deles e tenho admiração enorme pelo trabalho que é feito na universidade”, elogia o doutor, que vê na UEM uma instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão com grandes contribuições a Maringá, onde está o câmpus sede, bem como ao Paraná e ao Brasil.

Publicidade


Em 2018, enquanto profissional já bastante renomado, Curi recebeu da UEM o título de doutor honoris causa. Atualmente, além de dirigir a Fundação Butantan, ele é diretor técnico do Núcleo de Produção de Imunobiológicos do Centro Bioindustrial do Instituto Butantan. "Tenho muito orgulho de ter estudado na UEM, tenho muita saudade e muito carinho por esta universidade”, finaliza o diretor-executivo da Fundação Butantan.


Pioneirismo na vacinação contra a pandemia - O Instituto Butantan, respeitada organização de pesquisa e amplamente lembrada por seus soros antiofídicos, é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil e responsável pela produção nacional da CoronaVac, a única vacina anticovid-19 produzida no país até então, com matéria-prima enviada pelo laboratório chinês Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech.


Minutos após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter autorizado o uso emergencial da CoronaVac, no dia 17 de janeiro, a primeira dose do imunizante foi aplicada, em São Paulo (SP). No dia seguinte, 4,6 milhões de frascos começaram a ser distribuídos para as cinco regiões brasileiras enquanto que 1,4 milhão de doses permaneceu no estado de origem. No dia 20, o HUM-UEM (Hospital Universitário Regional de Maringá) iniciou a imunização dos servidores. Até o momento, o HUM aplicou 774 doses.

De acordo com o consórcio nacional de imprensa, até 28 de janeiro mais de 1,5 milhão de pessoas no Brasil receberam a primeira de duas doses anticovid-19, sendo somadas aplicações da CoronaVac e da segunda vacina aprovada para uso emergencial pela Anvisa – a que é produzida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, ambas do Reino Unido, em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e importadas do Instituto Sérum, da Índia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade