Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado!

Golpe no Whatsapp que oferece material escolar de graça rouba dados dos usuários

Redação Bonde
08 jan 2019 às 10:11
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Chegou a época de preocupação com os materiais escolares e a procura online por alternativas que não pesem no bolso têm sido o determinante, sabendo que as aulas voltam já no fim do mês. Aproveitando-se disso, criminosos estão usando aplicativos de mensagens instantâneas para propagar um golpe que oferece material escolar de graça, mas acabam comprometendo os dados dos usuários.

Como os demais golpes espalhados pela web, a tentativa de ludibriar pessoas oferecendo brindes são comum e, neste caso, é oferecida amostras grátis de materiais escolares da marca Faber-Castell.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Divulgação
Divulgação


Para que o usuário possa participar da suposta promoção, é necessário clicar em um link que aparece ao final da mensagem. Ele leva a pessoa para um site que pede a indicação de outros cinco contatos para ganhar o prêmio. Após ceder as informações, o usuário pode tanto ser levado para sites que sugerem aplicativos supostamente legítimos e que geram lucro para criminosos sempre que instalados em um celular, ou então para sites cheios de propagandas que rendem dinheiro para os golpistas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia


Divulgação
Divulgação


A campanha está ativa desde o dia 3 de janeiro e foi detectada pelos pesquisadores de segurança da Kaspersky. Foi relatado pelos analistas da companhia que, em um período de quatro dias, já foram feitas mais de 560 mil vítimas.

Publicidade


O golpe em questão é um tanto comum no WhatsApp, mas se alastrou também pelo Facebook Messenger, fazendo que os criminosos consigam criar um banco de dados com informações fornecidas pelos usuários, além de obter telefones de novas vítimas em potencial.


É importante tomar alguns cuidados para não cair neste tipo de artimanha virtual: desconfie de promoções que parecem boas demais e dizem presentear os usuários em troca de compartilhamento e evite clicar em links suspeitos.

Informações do site: Olhar Digital


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade