Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
975 vagas na RML

IFPR abre inscrições para cursos técnicos EaD gratuitos com 7.960 vagas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 nov 2019 às 11:46
- Divulgação/Prefeitura de Arapongas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo EaD (Ensino a Distância) IFPR (Instituto Federal do Paraná) 2020 para ingresso nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, na modalidade a distância. As 7.960 vagas são para os cursos de Administração, Agente Comunitário de Saúde, Logística e Meio Ambiente e são destinadas a quem já concluiu o Ensino Médio.

A distribuição, de acordo com os 78 polos EaD do IFPR, encontra-se no anexo I do Edital. São 975 vagas para Arapongas, Rolândia, Porecatu, Jaguapitã, Centenário do Sul, Lupionópolis, Miraselva e Rancho Alegre, cidades da Região Metropolitana de Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Inscrições
As inscrições, a serem realizadas na página eletrônica da DSEaD (Diretoria Sistêmica de Educação a Distância) do IFPR, são gratuitas e encontram-se abertas de 28 de novembro até 23 de janeiro de 2020. A forma de ingresso será por Sorteio Público, que acontecerá dias 04, 05 e 06 de março de 2020.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


A relação provisória dos inscritos será publicada no dia 27 de janeiro. Os candidatos poderão interpor recurso nos dias 28 e 29 de janeiro por meio de formulário específico a ser disponibilizado no site da DSEaD. A homologação dos inscritos no Processo Seletivo EaD IFPR 2020 será publicada no dia 30 de janeiro.

Publicidade


O resultado final do sorteio será divulgado no dia 18 de março. Os cursos, que se iniciam ainda em 2020, são na modalidade a distância, com aulas presenciais nos polos EaD uma vez por semana. Todas as informações estão nos artigos 8º ao 11º do Edital.


Cotas
O caráter inclusivo do IFPR está manifestado em sua política de cotas, que destina 80% de suas vagas a candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os candidatos que se autodeclararem em alguma das 10 categorias de cotas passarão por bancas de verificação, conforme o Edital.

Publicidade


60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.497,00) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos.


Além das vagas descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinadas à ampla concorrência. Todas as informações estão nos artigos 5º ao 17º do Edital.

Publicidade


Sorteio público
A seleção para ingresso nos cursos será efetivada em uma única etapa, compreendendo a realização de sorteio público, cujo edital será publicado no dia 03 de março, na página eletrônica da DSEaD, contendo a data, local, horário, link de acesso para acompanhar o sorteio e lista de candidatos habilitados.


O sorteio público acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de março, por meio de sistema de sorteio eletrônico desenvolvido para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os sorteios serão realizados por polo e turmas, considerando o número de vagas disponíveis para cada cota, conforme anexo II do Edital.

Publicidade


Não haverá sorteio público para as turmas nas quais o número de inscritos for menor que o número de vagas. Nesse caso, todas as inscrições serão direcionadas para ampla concorrência e todos os candidatos serão aprovados e classificados em ordem alfabética.


A divulgação do resultado provisório será realizada no dia 09 de março, conforme cronograma, no site da DSEaD.

Publicidade


Os candidatos poderão interpor recurso no período de 10 e 11 de março, por meio de formulário específico a ser
disponibilizado na página eletrônica da DSEaD.


O resultado final do Processo Seletivo EaD IFPR 2020, a chamada geral e o cronograma de matrícula serão divulgados no dia 18 de março, por meio de listagem nominal, na página eletrônica da DSEaD.

Publicidade


A matrícula da chamada geral, para todos os polos e cursos ofertados, será no período de 23 a 27 de março, conforme cronograma de matrículas. Confira a listagem de documentos necessários no artigo 27 do Edital. Todas as informações estão nos artigos 18 ao 30 do Edital.


Chamadas complementares
A 1ª chamada complementar será publicada no dia 31 de março, e a matrícula dos classificados nesta chamada ocorrerá nos dias 02 e 03 de abril. A 2ª chamada complementar será publicada no dia 14 de abril, e a matrícula dos classificados nesta chamada ocorrerá nos dias 16 e 17 de abril. A 3ª chamada complementar será publicada no dia 22 de abril, e a matrícula dos classificados nesta chamada ocorrerá no dia 24 de abril.


Para os polos sem lista de espera, as vagas remanescentes serão destinadas via sorteio público aberto à comunidade. Isto é, qualquer pessoa, mesmo que não tenha participado do Processo Seletivo EaD IFPR 2020, poderá concorrer a uma vaga, desde que respeitadas as exigências legais para ingresso em cursos técnicos de nível médio.


A publicação do edital para o 1º sorteio público das vagas remanescentes bem como o início das inscrições, será no dia 07 de abril, no site. A homologação dos inscritos no dia 09 de abril e o sorteio ocorrerá em 14 de abril, sendo que a matrícula será no dia 15 de abril.


A publicação do edital para o 2º sorteio público das vagas remanescentes, bem como o início das inscrições, será no dia 22 de abril, no site. A homologação dos inscritos no dia 24 de abril e o sorteio ocorrerá em 27 de abril de 2020, sendo que a matrícula será no dia 28 de abril. Todas as informações estão nos artigos 31 ao 36 do Edital.

Dúvidas devem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou (41) 3535-1800.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade