Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Entre Linhas'

Livro traz coletâneas de artigos publicados em jornais entre 2009 e 2019

Agência UEL
03 dez 2019 às 14:29
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O professor do Departamento de Filosofia, Clodomiro Bannwart Júnior, lança no dia 10 de dezembro o livro 'Entre Linhas - percursos da Nova República', que resgata 90 artigos jornalísticos publicados nos últimos 10 anos em jornais da região. Os assuntos retratam fatos da política nacional da última década, a chamada Nova República, desde a ascensão de Lula, passando pelos mandatos de Dilma Roussef, as denúncias do mensalão, as investigações da Lava Jato e a chegada da direita ao mais alto posto do país, com a eleição de Jair Bolsonaro. O lançamento será no dia 10, a partir das 18 horas, na Casa Von Borstel, no Aurora Shopping. O preço de lançamento é de R$ 55.

Em seus artigos o professor busca refletir fatos do cotidiano da política nacional, com elementos das suas áreas de atuação, Filosofia e Direito. Bannwart Júnior é professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação do curso de Direito da UEL. Esta atuação levou-o a se aprofundar na área, inclusive cursando a graduação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Me realizo em fazer esta ponte entre as duas áreas", define ele, acrescentando que o Direito se caracteriza pela veia tecnicista, que carece, em algumas reflexões e de uma base teórica consistente. Por outro lado, comenta ele, o casamento entre as duas áreas permite que se conceitue fatos de forma concreta, longe de abstrações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Poupança dos estudantes

Com 89 mil estudantes do ensino médio elegíveis, Paraná adere ao programa Pé-de-Meia

Imagem de destaque
São 52 vagas para oito universidades

Mais de 600 candidatos participam do XXIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná em oito polos

Imagem de destaque
Reforma

Aumento de carga do ensino médio para formação básica é positivo, dizem especialistas

Imagem de destaque
Reajuste salarial

Servidores de instituições federais de ensino entram em greve


É desta forma que os artigos do professor levam o leitor a pensar sobre temas como democracia, ética, sustentabilidade, Universidade, religião, governabilidade. O livro foi organizado de forma cronológica permitindo que o leitor faça um apanhado dos assuntos de grande repercussão, que chamaram a atenção na última década, de forma contextualizada.

Publicidade


O professor afirma que o hábito de ler e escrever em jornais têm forte influência do pai, o comerciante Clodomiro Bannwart, proprietário de uma máquina de beneficiamento de cereais em Arapongas, onde a família morava na década de 1980. O comércio se situava às margens da BR-369, no caminho para Apucarana, e se tornou conhecido como ponto de encontro dos cidadãos que se interessavam pela política local.


Segundo o professor, o pai assinava os jornais, que chegava em uma caixa de Correios improvisada, uma lata, onde o entregador depositava os periódicos diariamente. Uma das tarefas do menino era exatamente recolher o jornal. E foi neste ambiente de farto debate político que ele cresceu. Este olhar atento da sociedade acabou influenciando o professor.


A observação atenta dos fatos, as aulas, e a pesquisa nas áreas do Direito e da Filosofia provocam preocupação no professor quanto ao futuro do país e os seguidos atentados contra instituições fundamentais como a Constituição Brasileira e à Justiça. Ele explica que o país ainda não alcançou maturidade da sua democracia, capengando em áreas como o sistema político partidário e ações da mais alta corte da Justiça, o STF (Supremo Tribunal Federal), fazendo papel de legislador.

"Tudo isto cria um certo ceticismo da população. É como se as instituições rodassem em falso", compara o professor. Por conta disso, ele continua escrevendo com constância nos jornais locais, que abrem espaço para leitores opinarem sobre as mais diversas áreas, com ênfase na política, na ética e buscando sempre uma reflexão mais aprofundada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade