Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Londrina é vencedora da maior competição infantojuvenil de empreendedorismo digital

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 dez 2019 às 16:49
- Divulgação/N.com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cidade de Londrina, no estado do Paraná, foi a grande vencedora da maior competição nacional infantojuvenil de empreendedorismo digital. A 3º edição do Hackathon Happy Code, que neste ano teve como tema "Games na Educação”, bateu o recorde de participantes com mais de 2,3 mil crianças e adolescentes em 50 cidades de 17 estados. A unidade de Londrina, que reuniu quase 100 participantes, venceu em primeiro lugar as duas categorias: teens e kids.

Na categoria Kids (6 a 9 anos), os grupo vencedor composto pelos pequenos Maria Augusta, Miguel Batista e Vitor Lima, desenvolveu o projeto de um jogo que eles chamaram de "minetemática”. Com muita criatividade, eles utilizaram a tecnologia do minecraft para criar um jogo para ajudar crianças com dificuldade no aprendizado de matemática. Em um cenário de zumbis, os jogadores são desafiados a realizar cálculos matemáticos para alcançar os objetivos, além de cumprir missões de construção ou de sobrevivência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já na categoria Teens (10 a 14 anos), o grupo vencedor composto pelos jovens Ana Beatriz Bonaci, Milena Curbani e Maurício Castellani, desenvolveu o projeto de um jogo que eles chamaram de "Portuga Olimpic Game”. O time utilizou o enredo das Olimpíadas de Atenas para ajudar tornar mais atrativo o aprendizado de uma disciplina que pode ser difícil: a língua portuguesa. Durante o jogo, os competidores, que se conectam e disputam ao mesmo tempo, precisam reproduzir corretamente a ortografia de trechos em áudio da história das Olimpíadas ou responder questões gramaticais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação

Imagem de destaque
Prazo prorrogado

Taxa de inscrição do concurso da Caixa deve ser paga até 5 de abril

Imagem de destaque
De 1 a 5 anos de idade

CEI da região oeste de Londrina ganha projeto de ensino bilíngue para crianças

Imagem de destaque
"Cabeça Dinossauro"

Vestibular UEL: álbum dos Titãs que traz críticas à sociedade no pós-ditadura é obrigatório


Para a diretora da Happy Code em Londrina, Ana Murakawa, o clima de engajamento criado no evento e o temática colaboraram para a motivação das crianças e jovens, que, com muita criatividade, se empenharam até o final. "Eles se sentiram abraçados pelo tema e tiveram a oportunidade, como protagonistas, de propor soluções criativas para dificuldades que fazem parte de suas realidades e de seus colegas, praticando também a empatia. É uma oportunidade não só de aprendizado, como criação de valor”, acrescenta.

A diretora falou da vitória como uma oportunidade para plantar uma semente de inspiração e criatividade nas crianças e jovens: "Nós abrimos uma porta que eles não conheciam. A tecnologia, que muitas vezes pode ser algo distante para eles, na verdade é uma ferramenta que pode auxiliar no aprendizado e no desenvolvimento de diversas habilidades que eles nem imaginavam e que são fundamentais. Ver a felicidade deles em saber que eles podem criar soluções inovadoras foi a nossa grande vitória”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade