Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Flexibilidade

Matrículas em faculdades EAD aumentaram nos últimos tempos

Agência Educa Mais Brasil
27 mar 2020 às 17:40
- Agência Educa Mais Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Diversos motivos levam os estudantes a optarem pela modalidade EAD, como a flexibilidade para estudar, a não necessidade de ir ao campus de ensino todos os dias e, a depender do curso, em turnos diferentes. Ainda há o perfil de alunos que confessam não ter mais paciência para trabalhos em equipe e outros justificam que se sentem deslocados em turma jovial.

Por isso, a preferência pelos cursos EAD têm aumentado. No último Censo da Educação A Distância, do MEC (Ministério da Educação), o Brasil já tem quase 1,5 milhão de pessoas que optaram por estudar na modalidade a distância.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A mestre em Educação e Contemporaneidade, pela Uneb (Universidade do Estado da Bahia), Cíntia Dantas, 31, está no 4º semestre de Pedagogia EAD, na Uninassau. Para ela, estar novamente na sala de aula pesou na escolha da modalidade do seu curso. "Como é a segunda graduação e eu já estava trabalhando, não teria mais tempo e paciência para enfrentar o dia a dia na faculdade de novo”, alega a futura pedagoga.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique por dentro do cronograma

Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março

Imagem de destaque
Confira as datas

USP e Unicamp divulgam datas do vestibular 2025

Imagem de destaque
Análise

Universidades federais não cumprem cotas para negros em 74% dos concursos de servidores

Imagem de destaque
Pesquisa

Quase metade dos alunos brasileiros não termina ensino fundamental na idade certa


Contudo, Cíntia ressalta que embora o curso EAD seja flexível - isto é, que o aluno estuda no horário que lhe convém - é preciso ficar atento ao comportamento pessoal para não cair na armadilha de se atrapalhar com os estudos. "Tem que ter muita disciplina porque o fato de ter o tempo que quiser para fazer as atividades, às vezes, atrapalha porque você vai deixando para a última hora. O material é disponibilizado no portal e você estuda por conta própria”, pontua.


Outra vantagem dos cursos EAD é que são mais baratos, pois para uma instituição manter um curso a distância não tem os mesmos gastos que teria se as aulas fossem presenciais. Já para o aluno, a economia é bem-vinda, isso porque não precisa gastar com deslocamentos, alimentação fora de casa e cópias de apostilas.

Alguns programas de inclusão educacional, como o Educa Mais Brasil, têm bolsas de estudo para a modalidade EAD para você. Acesse o site e confira as oportunidades disponíveis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade