Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira as diferenças

MBA e pós-graduação: saiba qual curso é melhor para o seu perfil profissional

Agência Educa Mais Brasil
09 abr 2020 às 16:46
- Agência Educa Mais Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesse período de quarentena, os cursos EAD estão sendo muito buscados por quem quer aproveitar o tempo para se qualificar. As opções são diversas, há cursos de idiomas, graduação e especialização, por exemplo. Esta última área inclui o MBA e a pós-graduação, que confundem alguns estudantes pela semelhança.

Conhecer a diferença entre os tipos é fundamental para realizar um curso que atenda às necessidades e interesses do profissional. Caso contrário, a formação pode não atingir os resultados esperados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pós-graduação, seja um MBA, mestrado ou doutorado, é uma oportunidade do profissional investir em sua qualificação. Através dela é possível ampliar os conhecimentos e conhecer novas técnicas, ferramentas e tecnologias para aplicá-las no dia a dia da profissão. Por isso, é a chance de tornar-se especialista em uma determinada área. Além disso, enriquece o currículo, tornando-o mais competitivo no mercado. A remuneração do trabalhador também pode ser impactada pela pós-graduação. De acordo com pesquisas salariais, uma especialização pode implicar em um aumento de até 118% no salário.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diferença de gêneros

Mulheres precisam de menos exercícios do que os homens para uma vida mais longa, diz pesquisa

Imagem de destaque
Aprovados

UENP divulga segunda chamada do Vestibular 2024

Imagem de destaque
Inscreva-se

Unicentro abre processo seletivo para contratar 69 professores colaboradores

Imagem de destaque
Qualificação de tabalho

Secretaria do Trabalho oferta curso de confeitaria básica em Londrina


Por isso, abaixo listamos o que propõe cada um dos cursos de especialização e como eles podem auxiliar no crescimento e desenvolvimento da sua carreira.

Publicidade


O QUE É MBA?


MBA é a sigla em inglês para Master in Business Administration. Esse tipo de curso foi introduzido no Brasil devido a sua capacidade de auxiliar os profissionais no desenvolvimento das habilidades. Trata-se de uma pós-graduação com formação voltada para quem já concluiu a graduação e busca uma qualificação. Porém, o que diferencia o MBA para os outros cursos da área de especialização é que ele foca nas áreas de gestão e negócios. Por isso, ao longo do MBA são abordados conteúdos que possibilitam ao profissional desenvolver habilidades de liderança e gestão, seja gestão de pessoas, financeira, de marketing, etc. Outra marca do MBA é que a sua grade curricular possui muitas atividades e disciplinas práticas. O foco não está na teoria, mas na abordagem prática de determinados aspectos da profissão. Por esse motivo, a metodologia de ensino inclui a utilização de casos reais com objetivo de estimular a busca por soluções inovadoras.

Publicidade


O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO?


A pós-graduação, conforme o próprio nome diz, é um curso que deve ser realizado após a graduação. Ela engloba o mestrado, doutorado e MBA. Geralmente, a pós-graduação é dividida em dois tipos: lato sensu e stricto sensu.

Publicidade


A pós-graduação lato sensu abrange o MBA e as demais especializações em diferentes áreas do conhecimento. No curso lato sensu, o intuito é a qualificação para uma área de especialização específica, visto que a graduação costuma ser mais generalista. Um exemplo é o curso de Direito, que pode ter uma pós-graduação em Direito Penal, Direito Ambiental, etc.


No caso da pós-graduação stricto sensu, os cursos têm como objetivo a preparação dos profissionais para o campo da pesquisa e docência. Por isso, inclui os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O mestrado possui duração média de dois anos enquanto o doutorado é realizado em um período de quatro anos. Tanto o mestrado quanto o doutorado abordam mais teoria, envolvem debates, pesquisa, revisão bibliográfica e apresentação de uma tese no final do curso.

Publicidade


COMO FAZER MBA E PÓS-GRADUAÇÃO


Os MBA’s são cursos bem específicos, por isso, geralmente são oferecidos em instituições privadas, que exigem um investimento financeiro. Já os outros cursos de pós-graduação podem ser encontrados de forma gratuita em algumas universidades públicas. No entanto, não são frequentes. Uma dica para adequar a necessidade de qualificação com o orçamento disponível é conseguir uma bolsa de estudo. No Educa Mais Brasil é possível fazer a sua pós-graduação com desconto de até 70% nas mensalidades.

Como o Educa Mais Brasil não é um programa do Governo, não exige comprovação de renda para adesão ao benefício. Basta encontrar a oportunidade ideal em sua região e realizar a inscrição gratuita.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade