MBA e pós-graduação: saiba qual curso é melhor para o seu perfil profissional

por Agência Educa Mais Brasil
   

Nesse período de quarentena, os cursos EAD estão sendo muito buscados por quem quer aproveitar o tempo para se qualificar. As opções são diversas, há cursos de idiomas, graduação e especialização, por exemplo. Esta última área inclui o MBA e a pós-graduação, que confundem alguns estudantes pela semelhança.

Agência Educa Mais Brasil

Conhecer a diferença entre os tipos é fundamental para realizar um curso que atenda às necessidades e interesses do profissional. Caso contrário, a formação pode não atingir os resultados esperados.

A pós-graduação, seja um MBA, mestrado ou doutorado, é uma oportunidade do profissional investir em sua qualificação. Através dela é possível ampliar os conhecimentos e conhecer novas técnicas, ferramentas e tecnologias para aplicá-las no dia a dia da profissão. Por isso, é a chance de tornar-se especialista em uma determinada área. Além disso, enriquece o currículo, tornando-o mais competitivo no mercado. A remuneração do trabalhador também pode ser impactada pela pós-graduação. De acordo com pesquisas salariais, uma especialização pode implicar em um aumento de até 118% no salário.

Por isso, abaixo listamos o que propõe cada um dos cursos de especialização e como eles podem auxiliar no crescimento e desenvolvimento da sua carreira.

O QUE É MBA?

MBA é a sigla em inglês para Master in Business Administration. Esse tipo de curso foi introduzido no Brasil devido a sua capacidade de auxiliar os profissionais no desenvolvimento das habilidades. Trata-se de uma pós-graduação com formação voltada para quem já concluiu a graduação e busca uma qualificação. Porém, o que diferencia o MBA para os outros cursos da área de especialização é que ele foca nas áreas de gestão e negócios. Por isso, ao longo do MBA são abordados conteúdos que possibilitam ao profissional desenvolver habilidades de liderança e gestão, seja gestão de pessoas, financeira, de marketing, etc. Outra marca do MBA é que a sua grade curricular possui muitas atividades e disciplinas práticas. O foco não está na teoria, mas na abordagem prática de determinados aspectos da profissão. Por esse motivo, a metodologia de ensino inclui a utilização de casos reais com objetivo de estimular a busca por soluções inovadoras.

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO?

A pós-graduação, conforme o próprio nome diz, é um curso que deve ser realizado após a graduação. Ela engloba o mestrado, doutorado e MBA. Geralmente, a pós-graduação é dividida em dois tipos: lato sensu e stricto sensu.

A pós-graduação lato sensu abrange o MBA e as demais especializações em diferentes áreas do conhecimento. No curso lato sensu, o intuito é a qualificação para uma área de especialização específica, visto que a graduação costuma ser mais generalista. Um exemplo é o curso de Direito, que pode ter uma pós-graduação em Direito Penal, Direito Ambiental, etc.

No caso da pós-graduação stricto sensu, os cursos têm como objetivo a preparação dos profissionais para o campo da pesquisa e docência. Por isso, inclui os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O mestrado possui duração média de dois anos enquanto o doutorado é realizado em um período de quatro anos. Tanto o mestrado quanto o doutorado abordam mais teoria, envolvem debates, pesquisa, revisão bibliográfica e apresentação de uma tese no final do curso.

COMO FAZER MBA E PÓS-GRADUAÇÃO

Os MBA’s são cursos bem específicos, por isso, geralmente são oferecidos em instituições privadas, que exigem um investimento financeiro. Já os outros cursos de pós-graduação podem ser encontrados de forma gratuita em algumas universidades públicas. No entanto, não são frequentes. Uma dica para adequar a necessidade de qualificação com o orçamento disponível é conseguir uma bolsa de estudo. No Educa Mais Brasil é possível fazer a sua pós-graduação com desconto de até 70% nas mensalidades.

Como o Educa Mais Brasil não é um programa do Governo, não exige comprovação de renda para adesão ao benefício. Basta encontrar a oportunidade ideal em sua região e realizar a inscrição gratuita.

Conteúdo relacionado: