Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Meu filho vai continuar no ensino remoto - como garantir a qualidade da educação?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 mar 2021 às 12:07
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A decisão do adiamento da volta às aulas de forma presencial veio com o aumento de casos da Covid-19 e o lockdown em diversas cidades do país. A partir das novas medidas, mesmo os pais que haviam decidido pelo ensino híbrido precisam se reorganizar em relação a estrutura educacional de seus filhos, que seguirão com aulas on-line, dentro de casa e de forma segura.


O atual cenário da educação no país se encontra no mesmo patamar do ano passado. Consequentemente, é normal que os alunos estejam mais estressados, devido à falta de contato com o mundo externo. É isso que explica a psicopedagoga Ana Regina Caminha Braga, especialista em Gestão Escolar e Educação Inclusiva. "Neste momento, é preciso que as crianças tenham um adulto responsável próximo para dar o suporte pedagógico necessário, organizar a rotina de estudos e orientar sobre os protocolos do Ministério da Saúde”, pontua.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Além do apoio dos pais e responsáveis, o momento pede uma atenção maior das escolas, principalmente dos professores e pedagogos, que precisam se dedicar ainda mais ao acompanhamento do aprendizado dos alunos e criar uma ponte de comunicação com as famílias. "Tudo que acontece em sala de aula, mesmo de forma on-line, deve ser comunicado com antecedência aos pais, para que eles entendam e possam auxiliar nas dificuldades de seus filhos”, aponta. "A devolutiva dos professores referente às atividades para os alunos também é muito importante, pois a própria criança ou adolescente precisa saber como está seu desempenho", reforça.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo

Para a especialista, além dos benefícios relacionados à segurança e comodidade, é possível ainda tirar outras vantagens da educação online. "O ensino à distância é também considerado um recurso de desenvolvimento da autonomia do aluno", diz. "É claro que não é só transportar a atividade feita em sala de aula para o ambiente online, é preciso sejam feitas adaptações. Ainda assim, entendemos que o conteúdo vai chegar, as atividades e avaliações também. Perdemos a interação social, mas não podemos perder a adesão nas aulas e a vontade de aprender", complementa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade