Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Durante a quarentena

Museu Oscar Niemeyer mantém trabalho de conservação das obras

AEN - PR
05 jun 2020 às 11:46
- Marcio Pimenta/AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fechado temporariamente ao público desde o dia 17 de março, o MON (Museu Oscar Niemeyer), em Curitiba, mantém ativo e até mais intenso o trabalho de conservação de suas obras. Maior museu de arte da América Latina, com 35 mil metros quadrados de área construída, dos quais 17 mil são salas expositivas, o MON conta com um acervo de aproximadamente 7 mil peças.

"Neste período de distanciamento social, com o Museu fechado ao público e silenciado, as obras de arte também cumprem uma espécie de quarentena, o que possibilita que a nossa rotina de cuidados com a conservação delas aconteça ainda com mais frequência e precisão”, explica a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com a finalidade de salvaguardar as obras, rondas presenciais acontecem ao menos duas vezes por semana. Sem visitação externa, o trabalho de conservação ganha mais precisão. Uma análise minuciosa do estado físico das obras faz parte das rondas, além do monitoramento de diversos itens como temperatura, umidade e incidência de luz, com a manutenção das salas sem iluminação.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Também é realizada a higienização frequente das obras, bem como de seus suportes e cúpulas. A checagem do funcionamento do ar-condicionado, que permanece ativo ininterruptamente, acontece diversas vezes ao dia pelas equipes de segurança do Museu, que informam imediatamente ao setor responsável por Acervo e Conservação caso constatem qualquer alteração.

Publicidade


Revezamento


Embora grande parte dos colaboradores do MON esteja trabalhando remotamente neste período, as rondas que visam à conservação das obras acontecem num esquema de revezamento do pessoal do setor responsável. Estes utilizam todo o equipamento necessário, como máscara, luvas e jaleco apropriado durante o trabalho presencial.

Publicidade


Além do trabalho de conservação e restauro, o setor realiza atividades de catalogação, o que inclui acrescentar biografias, histórico e descritivo das obras do acervo.


MON em casa

Publicidade


Enquanto o público não pode visitar presencialmente o Museu, o MON lançou uma programação virtual especial para o período de quarentena. Com a hashtag #monemcasa, o público acessa uma série de ações, como oficinas educativas que podem ser feitas por toda a família.


Há atividades específicas para o público com mais de 60 anos, que costumava participar do programa Arte para Maiores, enviadas agora via WhatsApp.

Publicidade


Nas redes sociais do @museuoscarniemeyer também é possível visitar exposições e ateliês de artistas, aprender mais sobre as quase 7 mil obras do acervo do MON e assistir a entrevistas de artistas que têm obras no acervo da instituição, além de participar de oficinas artísticas e educativas.


O Museu conta ainda com 12 exposições que podem ser vistas na íntegra virtualmente, no Google Arts & Culture, sem sair de casa. No site do MON, o visitante tem acesso a tours virtuais em 3D pelo Museu e por várias exposições.

Publicidade


SOBRE O MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina.


Decreto

O MON está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determina o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspende os eventos artísticos e culturais a partir do dia 17 de março de 2020.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade