Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Oceano é detectado em 'Estrela da Morte' de Saturno

Ansa Brasil
07 fev 2024 às 16:04
- NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisadores descobriram um oceano oculto em outra lua de Saturno, planeta cujos satélites naturais são uma das principais esperanças de astrônomos de localizar vida extraterrestre no Sistema Solar.


O estudo foi coordenado por Valery Lainey, do Observatório de Paris, e se baseia em dados da sonda Cassini, histórica missão das agências espaciais de EUA (Nasa), Europa (ESA) e Itália (ASI), concluída em 2017.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme a pesquisa publicada na revista Nature, um oceano se esconde entre 20 e 30 quilômetros abaixo da superfície congelada de Mimas, lua de Saturno similar à Estrela da Morte, a icônica estação espacial de Star Wars.

Leia mais:

Imagem de destaque
Curiosidade

Desenho do coração pode ter se originado de moldes rudimentares, sugere estudo

Imagem de destaque
Fique atento

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada

Imagem de destaque
Não perca!

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2024 acaba nesta sexta (26)

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar


Até então, cientistas já haviam confirmado a presença de oceanos sob o manto de gelo que cobre as luas Encélado, de Saturno, e Europa, de Júpiter. Nos dois casos, trata-se de oceanos de água líquida que poderiam reunir as condições para abrigar formas de vida.

Publicidade


Mimas é a mais interna das luas de Saturno e foi vista pela primeira vez em 1789, pelo astrônomo alemão William Herschel. O satélite tem uma densidade baixa, o que indica que é composto sobretudo de água congelada, e faz uma série de oscilações durante sua rotação.


O oceano teria se formado recentemente para os padrões astronômicos, entre 2 milhões e 25 milhões de anos atrás - estima-se que o Sistema Solar tenha cerca de 4,6 bilhões de anos. Por isso, ainda não teria deixado sinais na superfície de Mimas, como os gêiseres e fraturas visíveis em Encélado e Europa.


A descoberta deve aumentar o interesse dos astrônomos por Mimas, depois do fascínio alcançado entre apaixonados por ficção científica por remeter à Estrela da Morte, enorme arma de destruição que lança um laser a partir de uma cratera.


A semelhança, porém, é casual, uma vez que o primeiro filme da saga Star Wars com a Estrela da Morte estreou três anos antes das primeiras fotos aproximadas de Mimas, tiradas pela sonda Voyager 1, em 1980, revelando uma enorme cratera no satélite.


Imagem
Com mudanças climáticas, cientistas querem nova categoria para furacões
Uma pesquisa publicada nesta semana sugere criar uma nova categoria máxima para furacões, para mostrar como a mudança climática intensificou esses fenômenos nos últimos 40 anos.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade