Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja as novas datas

Olimpíada de Matemática tem calendário de provas alterado

Agência Brasil
18 mai 2020 às 17:07
- Arquivo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com número recorde de municípios inscritos este ano (5.561, seis a mais do que em 2019) e alcançando 99,84% das cidades do país, a 16ª Obmep 2020 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) terá a participação de 17.729.451 alunos de 51.932 escolas municipais, estaduais, federais e privadas.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), realizador da olimpíada com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), definiu as novas datas das provas da competição. A prova da primeira fase, que seria agora em maio, passou para setembro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com isso, a 16ª edição da Obmep fará a primeira prova em 22 de setembro, prevendo-se a segunda etapa para 27 de março de 2021. A alteração do calendário visa permitir que todas as escolas, professores e estudantes possam participar com segurança.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Saiba mais

Embratur terá 80 vagas em primeiro concurso após virar agência

Imagem de destaque
Conhecimento e diversão

Estudantes de Londrina e região marcam presença no Parque de Exposições


Com a mudança, a divulgação dos estudantes classificados para a segunda fase ocorrerá em 4 de novembro. Os locais de prova da segunda etapa serão definidos em 24 de fevereiro de 2021. O anúncio dos premiados será feito em 15 de junho do ano que vem.

Publicidade


PROVAS TERÃO DUAS FASES


As provas serão em duas fases e são divididas pelo grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio).

Publicidade


Serão distribuídas 7.475 medalhas para os participantes. Para os alunos de escolas públicas, são 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. E para a rede particular de ensino, 75 medalhas de ouro, 225 de prata e 675 de bronze.


Todos os medalhistas da Obmep são convidados a participar do PIC Jr. (Programa de Iniciação Científica), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.


Os alunos da rede pública premiados recebem bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq), no valor de R$ 100 por mês. Os medalhistas da rede particular de ensino poderão participar do PIC Jr. como ouvintes. Os premiados que ingressarem na graduação poderão concorrer ainda a vagas do Picme (Programa de Iniciação Científica e Mestrado), com bolsa de R$ 400 de Iniciação Científica do CNPq.

Segundo o Impa, além de contribuir para estimular o estudo da matemática no país, a competição tem como objetivo identificar jovens talentos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. A Obmep foi criada pelo Impa em 2005 e conta com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade