Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hora da matrícula

Pensando em mudar as crianças de escola em 2020? Veja as dicas para encontrar o colégio ideal

Redação Bonde com Colégio Piaget
20 jan 2020 às 15:08
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seja por conta de mudar de endereço ou por outros motivos, trocar de colégio muitas vezes costuma ser uma grande incógnita para crianças e adolescentes e até mesmo para os pais. Nesse período do ano, as escolas que possuem boa avaliação se tornam alvo de disputas para quem deseja garantir uma vaga em um determinado colégio, mas outras questões precisam ser consideradas antes de fazer a matricula.

"Os pais precisam colocar na balança diversas questões, incluindo as amizades e o desempenho do aluno no colégio que ele está estudando, entre outras”, explica Daniela Alonso, Coordenadora Pedagógica do colégio Piaget. Para ajudar quem está com dúvidas sobre como escolher a melhor opção para os filhos, Daniela explica algumas questões importantes que devem ser avaliadas antes de decidir qual será o novo colégio das crianças, confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Amizades

Leia mais:

Imagem de destaque
Bacharelado, tecnológico...

UEL tem quase 1 mil vagas remanescentes; universidades do PR somam quase 9 mil oportunidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Cientistas da Itália descobrem vulcões submarinos na Antártida

Imagem de destaque
Incentivo para estudantes

Começa o pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

Imagem de destaque
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação


No colégio, é normal que os alunos façam amizades e tenham sua própria turma, afinal, é importante e saudável esse tipo de relação. Acontece que em alguns casos muitos acabam se apegando bastante, então é importante conversar com a criança sobre a possibilidade de mudar de escola. Outro ponto importante é observar o desempenho e o comportamento do aluno depois de um período no novo colégio, verificar se ele está enturmado, quem são os novos amigos, se as notas caíram, e se ele está feliz.

Publicidade



Mudança de endereço


Depois de um longo período morando no mesmo endereço, chegou o momento de mudar de casa. Os filhos já estão acostumados com a escola e com os amigos do bairro, o que fazer então? Essa questão é ainda mais delicada, já que além da escola ele irá mudar de casa, então o cuidado precisa ser ainda maior. Vá com ele antes no futuro colégio e mostre os atrativos e como pode ser uma boa ideia estudar em um novo ambiente.

Publicidade



Alimentação


Hoje em dia, muitos alunos almoçam e até jantam na própria escola, então é importante verificar o cardápio e as opções oferecidas no restaurante do colégio. Os alimentos são capazes até de influenciar no humor, e consequentemente no desempenho escolar, então frutas e alimentos saudáveis são fundamentais na rotina do aluno.

Publicidade



Inglês


Com uma geração cada vez mais rápida e conectada, o inglês se tornou indispensável nos dias de hoje. Diversos colégios possuem parcerias com instituições renomadas que ensinam o idioma, incluindo até aulas com carga horária maior do que as escolas estão acostumadas. Isso facilita para quem está pensando em pagar um curso de inglês, já que o aluno não precisa se deslocar da escola.

Publicidade



Muita além das matérias tradicionais


A escola é um lugar de aprendizado e convívio. Neste ambiente, as crianças passam parte do seu dia adquirindo novos conceitos e aprendendo a conviver fora do seu núcleo familiar. Por conta disso, é importante que as competências socioemocionais sejam discutidas dentro da própria sala de aula, pois melhoram o ambiente, tornam o ser humano mais humano, educam para a vida e transformam a sociedade. Verifique se na grade proposta pela escola consta esse tipo de projeto.

Publicidade



Conectados com a tecnologia


Sabemos que atualmente ninguém fica sem um celular, tablete ou computador. Além de serem opções de entretenimento, eles também podem ajudar no ensino, tanto que alguns colégios já utilizam esses aparelhos dentro da sala de aula. Importante analisar como a escola em questão lida com isso e até mesmo como é feito um controle para que as crianças e os adolescentes não fiquem no celular em redes sociais durante o período em que estão estudando.



Contato com a natureza

Frequentar um ambiente que respeita e preserva o meio ambiente é fundamental, tanto para saúde como até mesmo para o clima da escola. Além de um espaço com plantas e árvores, o colégio precisa incentivar os alunos a preservarem a natureza através de atividades ao ar livre e plantação em um local reservado para isso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade