Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Frescor e origem

Pesquisa da Itália cria 'nariz eletrônico' que identifica vinhos

Ansa Brasil
06 fev 2024 às 08:45
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O mundo dos vinhos pode ganhar uma nova ajuda: um “nariz eletrônico” capaz de reconhecer o frescor do produto e a origem.


Trata-se do resultado do trabalho da física italiana Sonia Freddi, em pesquisa da Universidade Católica de Brescia, descoberta abre novos caminhos para testes de controle de qualidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme a pesquisa, alimentos e bebidas emitem moléculas específicas de gás que podem indicar se um produto está fresco ou deteriorado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Curiosidade

Desenho do coração pode ter se originado de moldes rudimentares, sugere estudo

Imagem de destaque
Fique atento

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada

Imagem de destaque
Não perca!

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2024 acaba nesta sexta (26)

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar


O nariz eletrônico detecta essas moléculas biomarcadoras por meio da análise dos componentes voláteis.

Publicidade


O vinho, particularmente, é caracterizado por componentes organolépticos e voláteis específicos - aproximadamente 800 diferentes, que identificam não somente a composição química ou o tipo de uva utilizada, mas ainda a procedência.


Nos últimos anos, a indústria vinícola tem procurado técnicas cada vez mais rápidas e confiáveis para controlar a origem de vinhos com DOC (denominação de origem controlada) ou Docg (denominação de origem controlada e garantida).

Publicidade


O nariz eletrônico foi testado em laboratório em diversas substâncias de amostra, como amônia, acetona e ácido acético, indicadores de adulteração do vinho.


Em seguida, foram feitos testes reais com diversos vinhos, tanto para verificar o frescor quanto para o reconhecimento de diferentes tipos da bebida.


Muitos vinhos brancos e tintos foram testados, das variedades Pinot Grigio, Pinot Rosso, Lugana, Chardonnay, Sauvignon, Prosecco, e Rime Rosé.


O nariz eletrônico mostrou ser capaz de reconhecer tanto a frescura e adulteração de um vinho, quanto de identificar com boa precisão os testados.


Imagem
Cientistas acham rara árvore com folhas de 350 milhões de anos
A árvore parece ter saído de um filme de ficção científica ou de um livro infantil: um tronco muito fino e reto, sem galhos, encimado por uma maçaroca de folhas longuíssimas, que poderiam ter chegado a quase 3 metros de comprimento.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade