Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Parceria UEL-Prefeitura

Pesquisadores da UEL mapeiam segurança alimentar da educação municipal

Agência UEL de Notícias
04 jun 2020 às 11:27
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Professores e estudantes bolsistas do Nigep (Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública), da UEL (Universidade Estadual de Londrina), iniciaram esta semana uma ampla pesquisa sobre hábitos de higiene e segurança alimentar junto às famílias dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Londrina. O questionário - Pesquisa UEL - deverá ser respondido por uma parte dos 38 mil alunos que frequentam as 122 escolas municipais e que neste momento se encontram com atividades presenciais suspensas em virtude do isolamento social imposto pelo Coronavírus. A pesquisa busca levantar a real situação destas famílias frente às recomendações do Ministério da Saúde para a segurança alimentar, nessa época de pandemia.

O questionário traz 60 questões sobre temas como infraestrutura da residência familiar, se há limpeza periódica da caixa d'água, hábitos de higiene e os cuidados para a desinfecção dos alimentos para evitar a proliferação do vírus. Segundo a coordenadora da pesquisa, professora Wilma Spinosa, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, esse mapeamento é consequência de um trabalho do Nigep sobre a melhoria da merenda escolar servida aos estudantes da rede municipal de ensino.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os pesquisadores já elaboraram um Manual de Boas Práticas e realizaram cursos de capacitação direcionados a servidores que atuam no setor de fiscalização de recebimento de alimentos. O objetivo é que as escolas e Centros de Educação Infantil tenham baixo risco sanitário quando se trata da merenda, fornecendo alimentação segura e de boa qualidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Como a merenda está suspensa, a Prefeitura de Londrina tem feito a doação de gêneros alimentícios a famílias dos alunos. Os pesquisadores entenderam que havia a necessidade de alertar e orientar essa parcela da população sobre a importância da higiene e dos cuidados sanitários para evitar não só o Coronavírus, mas outras doenças. De acordo com a coordenadora da pesquisa, esses cuidados têm impacto direto na redução de ocupação de leitos na rede pública.

Publicidade


A primeira ação da equipe foi produzir um material explicativo que foi distribuído juntamente com os alimentos. A partir dessa semana os pesquisadores enviaram os questionários às escolas com o objetivo de coletar as informações. "A propagação do vírus está associada diretamente aos hábitos de higiene", reforça a professora. Ela acredita que até a próxima sexta-feira a fase de coleta dessas informações deverá ser concluída.


Apesar do universo da pesquisa ser grande, uma vez que a Rede Municipal reúne 38 mil estudantes, ela espera ter em mãos pelo menos 2,5 mil questionários, amostragem suficiente estatisticamente para extrapolar os dados. A partir dessas informações os pesquisadores poderão sugerir várias ações como, por exemplo, uma política pública para reforçar hábitos de higiene junto à população, reduzindo, consequentemente, infecções alimentares causadas por contaminação e que acabam muitas vezes sub notificadas no sistema de saúde.

Publicidade


Além da coordenadora da pesquisa, integram a equipe as estudantes de graduação e de pós-graduação Fernanda Bana, Carina Denis e Viviane Costa, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Maria Gorete Vitiello e Maria Eduarda Garcia, do Departamento de Serviço Social, além da coordenadora do Nigep, professora Vera Suguihiro e da secretária municipal de educação de Londrina, Maria Tereza Pascoal de Moraes.


Convênio


O convênio mantido entre a UEL e a Prefeitura de Londrina, envolvendo o Nigep, resultou no desenvolvimento de vários projetos, que apontaram soluções e geraram o equivalente a R$ 16 milhões de economia de recursos públicos municipais. O convênio entre a UEL e a prefeitura foi assinado em maio de 2019 com o objetivo de apontar caminhos buscando a modernização de processos, implantação de novas tecnologias e a capacitação de servidores com foco na economicidade.

O programa de modernização prossegue até dezembro deste ano e envolve oito professores e 26 estudantes de graduação e pós-graduação bolsistas do Nigep. A equipe coordena nove projetos de acordo com áreas consideradas prioritárias como Folha de Pagamento, Modernização tecnológica, Plano de Carreiras, cargos e salários, Sistema de Compras Públicas, Gestão do Sistema de Compras da Saúde, Apoio Técnico ao Cadastro Mobiliário, Implantação do Sistema de Custos Municipais, Diagnóstico de Processos Administrativos da Secretaria de Obras e Segurança Alimentar - promoção de alimentação saudável na escola.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade