Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Maringá

Professores da UEM ganham prêmio Dr. Acir Rachid de Reumatologia

Notícias UEM
30 nov 2020 às 10:58
- Divulgação/ASC
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na noite da última quinta-feira (26) a pesquisa resultante de um trabalho de conclusão de curso do Departamento de Medicina (DMD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolvida no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) recebeu o 1º lugar no Prêmio Dr. Acir Rachid, concedido pela Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR).


Vencedor na categoria trabalho original, intitulado "Efetividade da Proteína/Creatina na Amostra Isolada de Urina na Avaliação da Nefrite Lúpica” do Programa de Residência Médica em Reumatologia do DMD/HUM defendido no início do ano pela hoje reumatologista Sueny de Paula Munarin Sanches. Tiveram participação ainda os docentes Paulo Roberto Donadio (Orientador); Juliana Yuri Sekiyama, Sergio Seiji Yamada, e Fernanda Maria Borghi, do Departamento de Medicina, Emerson Barili, do Departamento de Estatística, e Pedro Henrique Pelissari, Médico Residente de Reumatologia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Já havíamos concorrido e ganhado algumas vezes com relatos de casos, mas este ano foi a primeira vez nesta categoria de pesquisa clínica. É com grande orgulho que recebemos este prêmio, não só pelo seu valor como premiação, mas também como homenagem que presta ao nosso grande mentor na reumatologia paranaense e brasileira”, ressalta Paulo Roberto Donadio.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


O Prêmio Dr. Acir Rachid de Reumatologia foi instituído pela SPR em 2005, e é conferido anualmente aos três melhores trabalhos. Em tempos de pandemia, o foi revelado on-line, durante a última reunião científica de 2020. Estas reuniões ocorrem mensalmente, e durante este ano foram todas virtuais, incluindo a Jornada de Reumatologia que ocorre anualmente, com a participação da maioria dos reumatologistas de todo o estado do Paraná.

Acir Rachid, falecido há 4 anos, foi criador da disciplina de Reumatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, a primeira desta especialidade em universidades públicas federais. Se estivesse vivo completaria 100 anos em 2021. Deixou importante legado para a reumatologia paranaense e brasileira. Em 2010, durante o congresso da Liga Panamericana de Associações de Reumatologia, foi uma das seis personalidades mundiais distinguidas com o título de "Maestro da Reumatologia Panlar”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade