Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Rede pública

Professores fazem greve de fome por revogação de edital de contratos temporários no PR

Folhapress
20 nov 2020 às 10:12
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um grupo de 47 professores da rede pública do Paraná iniciou na manhã desta quinta-feira (19) uma greve de fome em frente à sede do governo do estado, em Curitiba, pedindo a suspensão de um edital de seleção de docentes temporários.


Na quarta-feira (18) à tarde, eles ocuparam o prédio da Assembleia Legislativa, onde passaram a noite. Eles buscavam apoio dos deputados no diálogo com a gestão Ratinho Jr. (PSD). A Casa obteve uma liminar da Justiça determinando a desocupação, sob pena de multa de R$ 30 mil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pela manhã, segundo a APP-Sindicato, o grupo de cerca de 70 pessoas deixou o prédio e se encontrou com outros 300 professores que o aguardava para continuar o protesto no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná. De acordo com a entidade, há manifestações em outras cidades do estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia

Imagem de destaque
Homenagem a Tieta

Pesquisadoras batizam de Tietasaura ossada encontrada na Bahia no século 19


A briga dos professores é principalmente contra o edital que prevê a contratação de 4.000 docentes temporários para 2021 por meio de processo seletivo simplificado (PSS). A seleção, que até então era feita considerando o tempo de serviço e os títulos dos docentes, agora também terá uma prova presencial, a ser aplicada no dia 13 de dezembro.

Publicidade


O sindicato argumenta que o período de pandemia ofereceria riscos a todos os envolvidos e impossibilitaria a presença de profissionais idosos ou com alguma comorbidade. Segundo o sindicato, cerca de 100 mil pessoas podem se inscrever para as provas.


A secretaria de educação, comandada por Renato Feder, que chegou a ser cotado para ministro do governo Jair Bolsonaro, anunciou que teria à tarde uma reunião com o sindicato para tentar uma negociação. A pasta anunciou que 12.000 já se inscreveram para participar do processo seletivo, cuja inscrição se encerra na segunda-feira (23).

Publicidade


À noite, o governo divulgou uma nota em que informou ter retomado as negociações com a APP-Sindicato e que deve se reunir novamente com representantes da entidade nos próximos dias.


Segundo a nota, um dos pontos que avançaram é a implantação do pagamento do salário mínimo regional a todos os servidores do estado que ainda não recebem o piso estadual. A implantação deve ocorrer em dezembro, em folha complementar, e o valor será retroativo a janeiro de 2020.

Publicidade


Pelas redes sociais, a APP informou que os 47 professores continuarão com a greve de fome até resposta positiva do governo.


A APP também reclama da diminuição no número de professores contratados por esse regime, já que, até então, segundo os servidores, eram cerca de 20 mil temporários. A entidade defende a ampliação de contratações via concurso público diante da demanda anual pelo PSS. Argumenta ainda que o contrato de R$ 4 milhões para a realização da prova foi feito sem licitação.

Publicidade


Já a secretaria de educação afirmou, por meio de nota, que sempre esteve aberta ao diálogo e que o processo seletivo foi pauta de diversas reuniões com professores ao longo de 2020, citando ao menos nove encontros oficiais.


Ainda segundo a pasta, por pedido dos docentes, manteve o tempo de serviço e a prova de títulos como critérios para seleção e retirou da classificação a prova de redação e a banca avaliativa, originalmente planejadas. "Restou como novidade do PSS deste ano apenas a prova de conhecimento na disciplina escolhida (são até duas)."

Publicidade


Na terça-feira (17), depois que um grupo de índios ocupou a sede da entidade, a secretaria teve que voltar atrás na seleção de professores para 39 escolas indígenas e quilombolas do Paraná.


A pasta decidiu continuar com a classificação nos moldes antigos, pois entendeu que, nesse caso, a aplicação da prova seria inócua. Considerando a autonomia dos povos indígenas, os profissionais dependem de autorização do cacique para trabalhar nesses locais.

Publicidade


Por meio da assessoria, o presidente da APP-Sindicato, Hermes Silva, criticou a gestão de Feder à frente da educação no Paraná. "É um secretário que não participa dos debates, não compreende a pauta e finge desconhecer a realidades das nossas escolas. Uma equipe que não tem compromisso com a realidade da educação do campo, da cidade, quilombola, indígena. Não tem responsabilidade sobre a vida de professores, funcionários, pedagogos."


A entidade também reivindica outras pautas, como o cancelamento do processo de terceirização de funcionários de escolas do estado e o pagamento do salário mínimo regional e das promoções e progressões de profissionais.


Hermes Silva citou ainda a reclamação da categoria em torno da militarização de 201 escolas do Paraná a partir de 2021, cerca de 9% do total de estabelecimentos do estado. Ele mencionou relatos de ilegalidade na consulta popular para implantação do modelo, principalmente em colégios com aulas noturnas.

A secretaria defende a legalidade do processo. Feder afirmou, na ocasião, que a proposta foi amplamente discutida e que o pedido partiu da própria população.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade