Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia Nacional do Livro

Programa disponibiliza livros acessíveis para crianças com deficiência

Redação Bonde com assessoria de imprensa
29 out 2020 às 15:40
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estão disponíveis para responsáveis, tutores e crianças com deficiência os novos livros do programa Leia para uma Criança, desenvolvido pelo Itaú Social e Itaú Unibanco. Para conferir as obras "Com que roupa irei para a festa do rei?” e "A visita”, adaptadas com múltiplos recursos de acessibilidade, basta entrar no site euleioparaumacrianca.com.br e realizar um breve cadastro. Também é possível encontrar mais oito títulos das campanhas anteriores na versão audiovisual acessível. Todas as obras foram adaptadas pela Mais Diferenças, organização especializada em promoção da educação e cultura inclusivas.


Os livros contam com textos e ilustrações originais das obras, narração em áudio, descrição e animação das imagens, interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Também estão disponíveis os títulos: O tupi que você fala; Leo e a Baleia; Quero colo!; Pedro vira porco-espinho; Em cima daquela serra; Selou e Maya; Poeminhas da terra e Dorme, menino, dorme.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em seus 10 anos de existência, o programa Leia para uma Criança busca oferecer literatura de qualidade para todas as crianças, incluindo as com deficiência, seja visual, auditiva ou cognitiva, por isso a preocupação com a acessibilidade.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


"O livro acessível traz múltiplos recursos para que a criança com qualquer tipo de deficiência possa compartilhar a literatura da forma mais completa possível. A literatura faz parte da formação do indivíduo e é muito importante para seu desenvolvimento integral”, explica a coordenadora de Engajamento e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Publicidade


A obra "Com que roupa irei para a festa do rei?” escrita por Tino Freitas, com ilustrações de Ionit Zilberman, conta a preparação dos animais para um grande evento. Traz um texto ritmado e ilustrações que dão pistas para entender a história. Já "A visita”, de Antje Damm, convida o leitor a participar de alguns momentos do dia a dia de Elise, acompanhando as transformações que ocorrem em sua vida a partir da chegada de uma curiosa visita.


Livros em braile e fonte ampliada e múltiplos formatos acessíveis


O Itaú Social também distribuirá quatro mil livros físicos em braile e em fonte ampliada e 5000 livros físicos acessíveis, que acompanham um DVD contendo os livros audiovisuais com diversos recursos acessíveis: narração em áudio, descrição e animação das imagens e tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Parte das coleções em braile foi direcionada para pessoas físicas que se cadastraram no site da campanha até o último dia 23.

Os demais livros serão direcionados para crianças matriculadas na rede pública de municípios considerados de alta e muito alta vulnerabilidade, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com monitoramento de indicadores sociais do Unicef, além de municípios que fazem parte do programa Melhoria da Educação. Os livros em braile foram produzidos em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade