Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia delas na Ciência

Projeto Manna disponibiliza oficina de microeletrônica para meninas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 fev 2021 às 11:23
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No dia em que se comemora a participação das Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro, a UEM (Universidade Estadual de Maringá) destaca um programa que envolve estudantes e professores de escolas públicas de ensino médio e de universidades. Trata-se do MannaAcademy, que vai promover uma live, nesta quinta-feira (11), para marcar essa data tão importante.


O MannaTeam é a maior rede de pesquisa, ensino, extensão e inovação em internet das coisas, internet dos drones, robótica e educação 5.0, do Paraná, além de uma das maiores redes do país de popularização da ciência, que conta com profissionais da Sociedade Brasileira de Microeletrônica e do Institute of Electrical and Electronic Engineers, sigla IEEE*.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A iniciativa é da cientista Linnyer Ruiz Aylon, da UEM. O projeto atende cerca de 200 estudantes e reúne profissionais de 12 Instituições de Ensino Superior, além de empresas, entidades e escolas públicas de educação básica no Brasil. Os estudantes são orientados pelos professores da escola em que estudam.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas


Há um braço que incentiva a participação de meninas nas áreas de tecnologia e exatas. "Hoje, temos um número cada vez menor de mulheres nas áreas de microeletrônica, engenharias e computação. O MannaTeam tem realizado atividades como incentivo à participação de meninas nessas áreas. Nossas palestras, teatros, oficinas, cursos, dinâmicas, e-books, vídeos e nossas atividades nas redes sociais têm recortes dedicados à atração de meninas para áreas consideradas masculinas”, explica a professora Linnyer.

Publicidade


Participação remota


Em meio à necessidade de distanciamento social, causada pela pandemia da Covid-19, o Projeto criou uma dinâmica diferente para não perder o contato com as meninas participantes. A equipe tem enviado para as casas das estudantes um kit oficina, que vem sendo chamada de Delivery mannaVolt, um projeto destinado ao ensino-aprendizagem de conteúdos sobre eletrônica e pensamento computacional, em qualquer lugar.

Publicidade


Além de uma maleta que é enviada, os alunos e alunas ganham acesso ao mannaMakers Virtual, um ecossistema de formação de empreendedores com inteligência social e capazes de alavancar a inovação em diferentes áreas de conhecimento.


"O mannaMaker Virtual disponibiliza acesso à videoaulas e outros materiais que oferecem momentos pedagógicos que estimulam a elencar problemas e a buscar soluções para eles, desenvolvendo todas as competências da investigação científica, que serão utilizadas, futuramente, na vida quotidiana de cada um e uma e não apenas em tarefas escolares”, detalha. A professora completa que "o arcabouço que envolve eletrônica e computação pode auxiliar as instituições e ser de grande contribuição para a Educação 5.0, uma forma de preparar os futuros profissionais de qualquer área do saber para uma nova realidade que está sendo construída a partir do desenvolvimento tecnológico".

Publicidade


Kit


Todos os equipamentos do kit são confeccionados com impressoras 3D, por meio do Manna Maker Virtual, em que, além de várias meninas, outros estudantes e professores atuam para dar conta das atividades do Manna. "Esse grupo gravou vídeo aulas que ensinam as meninas a utilizar os kits. Além disso, elas são acompanhadas por um tutor, oportunizando uma rotina de tecnologia em casa, além de incentivar a criatividade, o pensamento crítico e computacional”, detalha.

Publicidade


Francieli Casassa, uma das professoras tutoras, pontua que os kits permitem que as estudantes tenham a oportunidade de adquirir um conhecimento maior na área de eletrônica, no desenvolvimento científico, e proporcionam a inclusão delas na parte digital de programação, abrindo espaço para que se desenvolvam profissionalmente e cientificamente.


"Onde nós não podemos estar, em circunstância das distâncias geográficas, podemos enviar o kit mannaVolt e oferecer oportunidades no espaço maker Virtual. Para o pós-pandemia, temos um artefato, um kit muito interessante para as crianças e professores do interior do país para ensinar eletrônica, pensamento crítico e computacional, além de despertar a genialidade de cada um. Isso é muito valioso para o profissional do futuro", conclui a professora da UEM.

Publicidade


Comemoração


Nesta quinta, dia 11 de fevereiro, às 18h30, o MannaTeam fará uma live com a participação de cientistas de 10 a 50 anos de várias instituições de ensino do Paraná e de outros estados. São pesquisadores da UEM, UFV, UFMG, UTFPR, IFPR, UFPR, IFSP, IESB, IEEE WiE, Unicentro, além das professoras e estudantes das escolas públicas. A ideia é discutir a inserção feminina na produção de ciência em todas as áreas do conhecimento.

* Pronuncia-se I-3-É, que é a maior organização profissional do mundo; em português, Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade