Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em 2020

Restaurante Universitário da UEL vai fornecer alimentos da agricultura familiar

Agência UEL
27 nov 2019 às 08:23
- Arquivo/COM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O RU (Restaurante Universitário) vai fornecer aos usuários, a partir do próximo ano, alimentos da agricultura familiar, por meio da Modalidade de Compra Institucional do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). A Chamada Pública Edital PROAF nº 04/2019 para itens de hortifrutigranjeiros da agricultura familiar prevê entrega dos envelopes de documentação e proposta até o próximo dia 3 de dezembro. A abertura dos envelopes e o resultado serão dia 4.

O objetivo é a seleção de organizações, como cooperativas e associações, detentoras de Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), para fornecimento de alimentos. Conforme Edital, o valor máximo estimado para contrato de credenciamento é de R$ 589.672,06.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o chefe de Divisão do restaurante, Márcio Rogério Moraes Machado, o valor estimativo para utilização no RU durante 12 meses é de R$ 422.821,90, ou seja, 71,7% dos itens do referido edital. Outros setores que também vão utilizar produtos da agricultura familiar são a ou seja, 71,7% dos itens do referido edital. Outros setores que também vão utilizar produtos da agricultura familiar são a Divisão Nutrição e Dietética DND (Divisão Nutrição e Dietética), o HU (Hospital Universitário) e o CEEI (Centro Estadual de Educação Infantil) do Campus da UEL.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


A licitação apresenta 33 itens utilizados diariamente no RU, dos quais 29 serão entregues por hortifrutigranjeiros da agricultura familiar. Apenas quatros produtos alimentícios vão depender de fornecedor externo, devido à falta de produtos na região. São eles: maçã, caqui, cebola e batata.


Márcio explica que o preço dos produtos adquiridos atualmente varia todos os dias. Já com produtos da Agricultura Familiar, o preço é referenciado pelas CEASA (Centrais de Abastecimento do Paraná), que fazem levantamento com todas as regiões do estado e definem um preço fixo para o ano inteiro.

Além do preço e da qualidade dos produtos, Márcio aponta outra benefício que vai além da Universidade. "O custo destes itens praticamente se equiparam aos praticados atualmente, porém é de grande importância para o desenvolvimento social. Também contribui para o fortalecimento e ampliação da agricultura familiar da região de Londrina e do Estado do Paraná", afirma. A seleção envolve, primeiramente, o preço dos produtos. Em seguida, são considerados critérios como regionalidade, dando preferência para cooperativas e associações que produzem e vendem na região de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade