Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Saiba como as redes sociais ajudam nos estudos

Redação Bonde com Ascom Educa Mais Brasil
10 set 2018 às 09:50
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um bilhão de contas ativas no Instagram já é realidade e foi alcançada no final do primeiro semestre de 2018, de acordo com a plataforma. A presença dos brasileiros na rede social levou o país a ocupar o segundo lugar no ranking dos mais adeptos em todo o mundo: 50 milhões de usuários ativos até outubro do ano passado. Segundo a Opinion Box, 25% dos internautas declaram que o "insta" é o aplicativo mais utilizado e 73% dos jovens entre 16 e 29 anos visualizam o app mais de uma vez em 24 horas.

Não há dúvidas de que o aplicativo pode trazer boas oportunidades de negócio em diversos segmentos e que, em geral, as pessoas consultam produtos, curtem fotos ou vídeos de amigos e atualizam a timeline. O que tem chamado a atenção é a popularização do studygram – contas dedicadas ao estudo, que postam conteúdos sobre disciplinas da educação básica e têm como público-alvo estudantes de pré-vestibular e participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Há pouco mais de quatro meses, o vestibulando em Engenharia Elétrica Lucas Pereira, de 20 anos, criou um studygram. "Surgiu na possibilidade de ajudar as pessoas nos seus estudos e também me motivar a estudar para o Enem, pois estudo em casa por conta própria", sinaliza o estudante o qual compartilha conhecimento para estimular outros pré-vestibulandos que, assim como ele, desejam ingressar no ensino superior.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Saiba mais

Embratur terá 80 vagas em primeiro concurso após virar agência

Imagem de destaque
Conhecimento e diversão

Estudantes de Londrina e região marcam presença no Parque de Exposições

Imagem de destaque
Cerca de 80%

Concurso Nacional Unificado: maioria dos inscritos têm entre 20 e 44 anos


Entre a concepção da ideia e a criação do perfil, pouco menos de um dia foi o suficiente para escolher o nome da conta, organizar os conteúdos e escrever a primeira postagem. "Os feedbacks foram bons, as pessoas gostaram. Eu, como aluno, tinha dúvidas e procurava dicas. Com o studygram, eu compartilho o que aprendo e o que poderia ser muito útil para facilitar os estudos", pontua.

Publicidade


Em relação ao engajamento com o público, Pereira destaca um detalhe interessante: o número de publicações salvas chega a ser maior do que o número de curtidas em determinados casos. Para Lucas, "essas postagens funcionam como lembretes e dicas que as pessoas salvam para não esquecer ou para anotar no material de estudo depois".


Saiba mais: conheça sites e aplicativos e se prepare para o Enem

Além de fotografias e vídeos compartilhados na timeline, variar o formato das publicações ajuda a organizar a conta ou a destacar temas mais relevantes em detrimento de outros. "É preciso criar postagens chamativas, com conteúdo que a pessoas olhem e saibam que vão contribuir muito para os estudos", pontua ao considerar a importância dos assuntos.
Explorar recursos como stories e "destaques" pode facilitar a vida do estudante. De acordo com o Instagram, "a ideia é trazer mais formas de conectar pessoas e marcas na plataforma". Mais de 400 milhões de contas utilizam o Instagram Stories diariamente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade