Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados com o excesso de peso

Saiba como escolher a mochila certa para as crianças nas voltas às aulas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 fev 2020 às 15:15
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma boa postura corporal na infância é fundamental para chegar à fase adulta com a coluna vertebral saudável e sem vícios posturais que podem acarretar problemas graves. De acordo com o ortopedista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Renato Raad, é durante o período escolar que as crianças devem ser orientadas a ter uma postura adequada. Os principais cuidados estão relacionados às mochilas escolares, à postura na cadeira e à necessidade de hábitos de ficar muito tempo sentado.

A recomendação é que as mochilas não devam ultrapassar a 15% do peso da criança. "Ainda assim deve-se levar em consideração a constituição física do usuário”, lembra o médico. Na hora de comprar a mala, ensina, os pais devem preferir as de duas alças que podem ter o peso dividido no dorso ou as com cinto abdominal. No caso do peso exceder os limites, as aconselháveis são as de rodinhas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sentar-se de forma adequada na carteira, pode ser uma tarefa nada fácil para a garotada, principalmente para aqueles alunos que preferem os lugares ao lado da parede, já que costumam apoiar-se na carteira, forçando a coluna. Para o ortopedista o uso de mobília ergonômica adequada à faixa etária das crianças poderia amenizar o problema. Entretanto, os professores devem observar se o aluno está com postura errada, pois o desconforto poderá prejudicar a capacidade de aprendizagem, distraindo a atenção do aluno. "Os professores devem enfatizar a necessidade de condicionamento físico por meio de atividades físicas regulares e correção da postura”, orienta o ortopedista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Os alunos que permanecem por muito tempo sentados nas salas de aula podem ter a coluna prejudicada ao longo do tempo, tendo fortes dores lombares. O médico aconselha fazer uma mudança de posição a cada 50 ou 60 minutos. "Para qualquer postura, ou seja, se ficarmos muito tempo em pé também devemos fazer intervalos sentando”, explica.


MEDIDAS PREVENTIVAS

Uma medida que ajuda a deixar a coluna em ordem é a prática de exercícios físicos, no mínimo, três vezes por semana e nunca esquecer de alongar-se antes e depois da atividade. "O alongamento prepara os músculos e relaxa o corpo. Exercícios sem alongamento podem causar lesões e deixar ligamentos e músculos sobrecarregados”, alerta o ortopedista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade