Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja a pesquisa

Saiba qual o perfil etário dos candidatos a concursos no Brasil

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 fev 2020 às 08:47
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo levantamento do Gran Cursos Online, o perfil etário dos candidatos a cargos públicos no Brasil concentra-se em uma faixa demográfica específica da população: os millennials, correspondendo a cerca de 43% de pessoas entre 25 e 34 anos.

A pesquisa, que levantou dados dos concurseiros durante o ano de 2019, também destacou que 21% dos candidatos aos certames para administração estão na faixa entre 35 e 44 anos. Os inscritos com 18 a 24 anos correspondem a 17%, enquanto aqueles com idades entre 45 e 54 totalizam 10,58%. Com apenas 4,81%, estão os candidatos entre 55 e 64 anos, seguidos dos inscritos com 65 ou mais idade, resultando em 2,05% do total de candidatos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com diversos concursos abertos, é notório que o interesse nos certames está em alta, com número de inscritos crescendo a cada ano. Além disso, para 2020, o orçamento da União prevê 51.391 vagas para concursos públicos. Não é certeza de que todas serão preenchidas, no entanto, esse número representa um aumento de 1.400% em relação ao ano passado, em que aconteceram 3.369 contratações de servidores públicos, dando mais abertura e possibilidade para novos concurseiros.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Quem são os millennials que lideram o ranking?

Publicidade


Conhecidos também como geração Y, os millennials representam as pessoas nascidas entre 1980 e 1995. No entanto, alguns estudiosos afirmam que ela pode estender-se até os primeiros anos da década de 2000, sendo sucedida pela geração Z.


Comparando com as gerações antecedentes, é uma característica dos millennials serem mais exigentes com suas vidas profissionais. Além disso, essa geração valoriza mais a experiência do que a realização material quando comparada com as gerações antecedentes.

Publicidade


Quais são os atrativos de uma carreira pública?


Em tempos em que o desemprego ganha mais notoriedade, a estabilidade que um cargo público possui atrai milhares de pessoas. Os concursos públicos possuem benefícios vantajosos, como os salários acima da média e a estabilidade. Ademais, os servidores públicos têm acesso à bonificações e gratificações por tempo de carreira, crescimento profissional e outros. No entanto, para isso, é necessário ter dedicação, perseverança e tempo.

Por isso, aqueles que são mais exigentes com sua vida profissional - uma característica dos millennials - podem vir a ter mais sucesso e experiências agradáveis com a carreira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade